Grandes promessas coloradas brilham na Venezuela. Jogadores como Giuliano, Walter e Tales fazem sucesso na seleção brasileira sub-20 que disputa o Sul-americano da categoria. Mesmo sem contar com seus principais jovens, o Inter vai apostar na garotada da base para enfrentar a Ulbra nesta quinta-feira. Com um Gre-Nal no domingo, Tite poupará a maioria de seus titulares na partida que começa às 21h50 (de Brasília), pela quinta rodada do Gauchão.
Entre imberbes como Marquinhos, Talles Cunha e Paulinho, destaca-se um jogador experiente que estreará com a camisa vermelha. Há muito tempo no futebol, o lateral Kléber pisou no gramado do Beira-Rio por diversas vezes, mas essa será a primeira com a torcida a seu favor. Outro debutante será o volante Glaydson, trazido nos primeiros dias do ano do São Caetano.
Somente três titulares foram relacionados para o confronto: o goleiro Lauro, que, fominha como todo arqueiro, não perde nenhuma partida; o zagueiro Índio, que ficou de fora dos primeiros jogos por estar gripado, e o lateral Marcão. De resto, somente reservas. É a oportunidade de o Inter confirmar que possui um elenco elástico e competitivo.
"A idéia é de iniciar com Glaydson, Talles Cunha, Marcelo Cordeiro e Kleber. Vamos aprendendo com algumas situações. Por isso que devemos mesclar a equipe. Por mais que exista força de vontade, há um tempo biológico de recuperação de um jogador", explicou o treinador.
Apesar de ter feito somente uma boa partida em 2009, o time de Tite criou uma 'gordura' considerável. Os estreantes e a garotada poderão entrar leves em campo. Independentemente do resultado diante da Ulbra, o Inter manterá a liderança do Grupo 1 do Campeonato Gaúcho.
Apesar de, no momento, estar fora da zona de classificação na Chave 2 - o motivo é ter uma jogo a menos em relação aos concorrentes -, a Ulbra surpreende positivamente. Mesmo com as dificuldades financeiras encontradas pela Universidade que mantém a equipe, dentro das quatro linhas, o elenco ainda está invicto na competição.
Porém, durante a semana, a diretoria foi pega de surpresa. O técnico Phael Junior acertou sua transferência para o Noroeste, de Bauru (SP). Para seu lugar, o escolhido foi Beto Almeida, demitido recentemente do Veranópolis.
Em tom filosofal, o novo treinador afirma que buscará a vitória mesmo que seja fora de casa e diante de um adversário mais forte. "A minha filosofia de trabalho é bem clara: todo jogo com qualquer adversário começa em 0 a 0. Não importa a equipe, todos entram em campo em pé de igualdade".
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X ULBRA
Local: Estádio Beira -Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 5 de fevereiro de 2009, quinta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Carlos Selbach e Júlio Espinoza de Freitas (ambos do RS)
INTERNACIONAL: Lauro; Arilton, Índio, Danny Morais e Kléber; Maycon, Glaydson, Andrezinho e Marcelo Cordeiro; Taison e Talles Cunha
Técnico: Tite
ULBRA: André; Jonathan, Dudu, Seffrin e Émerson Ávila; Teco, Gavião, Jé e Léo Dias; Lê e Bruno César
Técnico: Beto Almeida