Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Dinei faz três e reservas do Grêmio perdem no Campeonato Gaúcho

;

A gurizada gremista não resistiu à pressão do Interior gaúcho. Jogando com time reserva e com vários estreantes, o Grêmio perdeu por 3 x 1 para o Veranópolis fora de casa. Essa foi a primeira derrota do time de Celso Roth em 2009. O resultado fez o Tricolor despencar para a quarta colocação no Grupo 2. Enquanto os donos da casa subiram para o quarto lugar na Chave 1.

Os três pontos cessaram uma série de três derrotas do VEC. A partida marcou a estreia do técnico Gilmar Dalpozzo. Os três gols da equipe foram marcados por Dinei, o melhor em campo. Para o Tricolor, Jonas descontou no fim do confronto. No fim de semana, dia oito, o Grêmio encarará um Gre-Nal. Já o Veranopolis enfrenta o Santa Cruz, fora de casa.

O Jogo

Os dois times começaram com dificuldades de reterem a bola. Com a vontade superando a técnica, poucas oportunidades eram criadas. Diante de vários jovens gremistas em campo, os jogadores do Veranópolis pegavam pesado em uma tentativa de intimidar os adversários. Faltava pulso por parte do árbitro Vinícius Costa.

Os poucos jogadores rodados do Tricolor em campo pouco ajudavam. Pelo contrário, deixavam a garotada mais tensa. Reinaldo voltou a demonstrar pouca intimidade com a bola. Aos 15 minutos, perdeu gol feito na pequena área, além de errar lances fáceis. Orteman se movimentava pouco, sem criar nada, só carimbou a bola.

O VEC não pressionava muito, mas arriscava em tiros de longa distância. Em um erro da defesa visitante, Héverton cometeu pênalti em Samuel. Dinei deslocou Victor e abriu o placar.

Com pouca força ofensiva, Celso Roth colocou o garoto Róberson no intervalo. Em poucos minutos, o atacante criou mais do que o time em toda a primeira etapa. Porém, sem uma boa assessoria, logo desapareceu em campo. O Grêmio chegou a marcar um gol com Orteman de cabeça, aos 22 minutos. Após a comemoração e os jogadores se posicionarem para a saída de jogo, Vinicius Costa marcou falta no goleiro Vanderlei, gerando confusão em campo.

Com a vantagem, o Pentacolor da Serra se retrancava esperando um erro do oponente. O vacilo ocorreu. Após rebote da defesa, Dinei chutou de maneira improvável surpreendendo Victor e ampliando o resultado. Logo em seguida, os donos da casa perderam o ala Romano, expulso por falta violenta.

Mesmo com um a menos, o Veranópolis ameaçou golear. Dinei, sempre ele, driblou um zagueiro e o goleiro, colocando o 3 a 0 no placar. Os gremistas não se intimidaram. Jonas conseguiu descontar aos 35 minutos da segunda etapa.

Nos instantes finais, o time da Capital fez um abafa. O goleiro Vanderlei realizou três boas defesas, assegurando a vitória.

Ypiranga assume liderança do Grupo 2

A seqüência da quinta rodada do Gauchão marcou a confirmação de duas surpresas no campeonato. Ypiranga e São Luiz venceram os seus jogos e ganharam boas posições na classificação.

O Ypiranga se consolida como a melhor equipe do interior gaúcho. Jogando em Bento Gonçalves, o time de Erechim venceu o Esportivo por 2 a 1. Michel e Alex anotaram os gols dos visitantes. Evilásio balançou as redes pela terceira vez na competição, mas não evitou a derrota de sua equipe. Com o resultado o Ypiranga assumiu a liderança o Grupo 2.

O Caxias começa a entrar em crise. Após dois empates seguidos, o time grená foi derrotado pelo Novo Hamburgo por 2 a 0. Os gols da vitória anilada foram marcados por Jandson, duas vez. A vitória deixou o Nóia na terceira colocação do Grupo 1. Enquanto o clube da Serra caiu para a sexta posição na Chave 2.

O Sapucaiense se livrou da derrota nos acréscimos do segundo tempo e conquistou um empate por 2 a 2 com o Avenida, em Santa Cruz. Os donos da casa saíram na frente com Leandro Alves. O experiente Adão igualou o placar para o Sapuca. Bidê voltou a colocar Periquito em vantagem. Aos 48 da etapa final, Lacerda garantiu o empate. Os dois clubes estão mau na tabela. O Sapucaiense é o lanterna do Grupo 2. Já o Avenida está somente acima do Brasil na outra chave, possuindo o piro aproveitamento do Guachão.

O São Luiz segue surpreendendo e após vencer o Inter-SM por 1 a 0, fora de casa, alcançou a terceira colocação no Grupo 2. O gol solitário da partida foi marcado por Ronaldo Capixaba. O Inter está em crise. O técnico Abel Ribeiro pode perder o cargo. À tarde, o treinador foi julgado e pegou 30 dias de suspensão, piorando sua situação.

Terça-feira
Juventude 1 x 0 São José
Brasil 3 x 3 Santa Cruz

Quarta-feira
Avenida 2 x 2 Sapucaiense
Novo Hamburgo 2 x 0 Caxias
Inter-SM 0 x 1 São Luiz
Esportivo 1 x 2 Ypiranga
Veranópolis 3 x 1 Grêmio

Quinta-feira
21h50 - Internacional x Ulbra