Longe dos gramados desde 2006, o ex-lateral-esquerdo da seleção francesa, Bixente Lizarazu, de 39 anos, agora está próximo dos quimonos como lutador de jiu-jitsu. Mas ele segue uma carreira vitoriosa: foi campeão europeu de sua categoria no último final de semana.
Lizarazu é faixa azul e participou do torneio continental em Lisboa, Portugal. Ele foi campeão da categoria sênior (para lutadores entre 35 e 40 anos) até 74kg. Depois de triunfar, o ex-jogador fez uma pequena homenagem ao brasileiro Hélio Grace. "Tenho pleno respeito a todos estes campeões, em especial Hélio Gracie, o fundador do jiu-jítsu brasileiro, que faleceu há poucos dias", declarou o francês em seu blog.
O lateral-esquerdo faixa azul ainda enfatizou que, apesar de ser uma figura conhecida, ainda não é uma estrela dos tatames. "Gostaria de colocar as coisas em seu lugar. As estrelas deste esporte são, sobretudo, os lutadores de faixa preta. Tivemos a oportunidade de ver em Lisboa os maiores especialistas mundiais", disse.
Campeão mundial de futebol em 1998 e europeu em 2000, Lizarazu declarou que a sensação de vencer seu primeiro torneio como lutador é tão parecido como a experiência que ele teve como jogador. "Senti o mesmo prazer da primeira vez em que joguei futebol", comentou.
Após a conquista, o camisa 3 da França na Copa de 1998 ainda aconselhou o atacante Ronaldo, do Corinthians, a começar a praticar jiu-jitsu para ajuda-lo a perder peso.