Idolatrado pelo torcedor santista e apaixonado pelo clube que defende, o goleiro Fábio Costa é um dos jogadores de maior personalidade do atual elenco do Alvinegro praiano, tanto que é o dono da braçadeira de capitão do time de Márcio Fernandes.
Em 2008, ao lado de Kléber Pereira, Fábio Costa chegou a gerar mal-estar em algumas oportunidades ao criticar o rendimento da equipe e, principalmente, o planejamento de trabalho traçado pela diretoria, que trocou três vezes de treinador na temporada (Leão, Cuca e Márcio Fernandes).
A julgar pelas primeiras palavras proferidas pela ;Muralha; em 2009, no entanto, Marcelo Teixeira pode ficar tranquilo, pois as críticas ao seu trabalho e ao da cúpula de diretores do Alvinegro, desaparecerão.
Satisfeito com o ritmo do planejamento que vem sendo executado fora de campo e com o futebol mostrado pelo time em seu primeiro compromisso oficial, diante da Portuguesa Santista, Fábio Costa foi só elogios.
;Ao contrário do ano passado, o planejamento deste ano foi muito bom. A equipe não contratou muitos reforços, mas trouxe as peças certas e iremos colher os frutos. A diretoria se esforçou e agora cabe a nós compensar todo o sofrimento que causamos ao torcedor na última temporada;, opinou.
A diretoria santista já contratou nove reforços para a temporada e irá anunciar o retorno de Léo, bicampeão brasileiro pelo clube, na segunda-feira. A única baixa deste início de ano será Kléber, que aguarda para saber se jogará pelo Inter de Porto Alegre ou retornará à Europa, algo que deverá acontecer até o dia 30 de janeiro.