Sempre destaque mesmo que o Aberto da Austrália não seja disputado sobre quadras de saibro, a ;Armada Espanhola; abriu sua participação no primeiro Grand Slam de 2009 vendo seus atletas viverem sensações distintas. Enquanto David Ferrer confirmou o favoritismo após batalha de 4h19 contra Denis Gremelmayr, Feliciano López foi o primeiro cabeça-de-chave a ser eliminado: não resistiu em maratona que durou 5h34 ante Gilles Muller.
Buscando reviver os melhores momentos de sua carreira depois de deixar o top 10 no ano passado rumo à 12ª posição do ranking, Ferrer já estreou na Oceania encarando problemas. Com desempenho muito irregular, ele só foi bater o alemão Gremelmayr, número 80 do planeta, por 3 sets a 2, com parciais de 6/1, 6/7 (6/8), 6/1, 6/7 (4/7) e 6/4.
Superado o primeiro desafio, o espanhol encara mais um adversário que lhe pode trazer problemas, Dominik Hrbaty. Eslovaco que já foi o 12º melhor tenista do planeta há quatro anos, ele eliminou o gigante norte-americano John Isner por 7/6 (7-4), 2/6, 6/2 e 7/5 e agora desafiará Ferrer pela oitava vez na carreira: o favorito venceu quatro dos confrontos realizados até aqui.
Outro representante da Espanha que estreou nesta segunda-feira, Feliciano López não teve a mesma sorte do companheiro de título da última Copa Davis. Destaque da final diante da Argentina, o atleta foi o primeiro pré-classificado a ser eliminado da chave masculina do major, tendo perdido para Gilles Muller com parciais de 6/3, 7/6 (7/5), 4/6, 4/6 e 16/14.
Carrasco do 28º colocado da ATP ao fim de uma maratona, o luxemburguês terá de lidar com a fanática torcida australiana em seu próximo compromisso. Isso acontece porque o número 87 do planeta terá pela frente Bernard Tomic, promessa local de apenas 16 anos que venceu seu primeiro jogo em Grand Slams. Foi contra o italiano Potito Starace, batido por 7/6 (7-5), 1/6, 7/6 (7-5) e 7/6 (8-6).
Moyá e Ferrero são decepções da rodada
Adversário em potencial para Roger Federer na segunda fase do Aberto da Austrália, Carlos Moyá não enfrentará mais o suíço. Com um desempenho decepcionante, o espanhol foi derrotado pelo russo Evgeny Korolev em sets diretos, com 6/3, 6/1 e 7/6 (9-7).
Classificado ao fim de 1h51, Korolev tem tudo para desafiar Federer, que é favorito para bater ainda nesta segunda-feira o italiano Andreas Seppi.
Antigo número um do mundo assim como Moyá, Juan Carlos Ferrero também não teve vida longa no torneio. Ainda sem ritmo depois de ter ficado contundido durante quase todo o segundo semestre de 2008, ele foi facilmente batido por Fabrice Santoro, que triunfou por 6/3, 6/2, 6/7 (5-7) e 6/2.
Iniciando seu último ano como tenista profissional, o veterano de 36 anos busacará vaga na terceira rodada em Melbourne frente a um cabeça-de-chave, Philipp Kohlschreiber. O alemão, que perdeu para o 'Mago' no único jogo já disputado, estreou vencendo o norte-americano Sam Querrey em sets diretos de 7/6 (8-6), 6/3 e 6/2.