Considerado nos bastidores da Vila Belmiro como o substituto de Robinho e a nova ;galinha dos ovos de ouro; do presidente Marcelo Teixeira, o atacante Neymar fará parte do elenco do Santos já para o Campeonato Paulista.
Terminado o amistoso contra a Portuguesa Santista, vencido por 2 x 1 pelo Peixe, domingo, no Pacaembu, o técnico Márcio Fernandes foi questionado a respeito do garoto. E prometeu aproveitar o melhor jogador do time da Vila na atual edição da Copa São Paulo de Juniores.
;Quem lançou o Neymar na Copa São Paulo fui eu, em 2008, quando ele tinha somente 15 anos. Eu acredito muito nesse jogador e acho que ele pode ser uma boa aquisição para o grupo profissional;, opinou.
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de Neymar brigar por uma posição no ataque com Bolaños, Roni, Tiago Luis e outros mais, Márcio Fernandes deixou as portas abertas para o mais novo talento do Alvinegro.
;Ele será colocado para treinar e conviver com os profissionais e, se continuar mostrando a mesma qualidade que tem apresentado até agora, com certeza terá as suas chances;, finalizou o treinador.
Além de Neymar, outros jovens garotos oriundos da base terão chances entre os profissionais em 2009, casos do lateral-direito Bruno, que está no departamento médico, e do meia-armador Breitner, que ficou na reserva diante da Briosa.