O primeiro dia de competições do Aberto da Austrália tem deixado pouco espaço para zebras. À exceção de Feliciano López, eliminado por Gilles Muller, todos os cabeças-de-chave que entraram em quadra avançaram à segunda fase, com destaque para Robin Soderling, Marin Cilic e Marat Safin.
Dono da 17ª posição do ranking de entradas e um dos tenistas em melhor forma na atualidade, Soderling chegou a levar um susto no primeiro set contra Robert Kendrick, mas reagiu a tempo de evitar uma zebra contra o norte-americano ao vencer por 3 a 1, com 5/7, 6/4, 6/4 e 7/5.
No duelo de grandes sacadores, o sueco levou a pior nesse fundamento (levou 20 aces e encaixou 11), porém conseguiu se manter em alta na temporada. Depois de ter caído na semifinal do Torneio de Auckland e nas quartas em Brisbane, ele faz confronto interessante com Marcos Baghdatis.
Vice-campeão em Melbourne há dois anos, o cipriota mostrou estar recuperado de lesão ao vencer o francês Julien Benneteau em sets diretos de 6/3, 7/6 (7-5) e 6/2. Atualmente o número 97 do planeta, Baghdatis enfrentará Soderling pela quarta vez na carreira, sendo que foi derrotado em três oportunidades ; todas sobre quadras duras.
Outro tenista que vem sobressaindo no atual contexto do circuito profissional, Marin Cilic confirmou o favoritismo nesta segunda-feira para cima do sul-africano Kevin Anderson, contudo não sem antes perder um set: triunfou por 6/3, 6/2, 6/7 (4-7) e 6/3. Após anotar 16 aces, o 19º pré-classificado da chave masculina enfrenta na próxima rodada o sérvio Janko Tipsarevic ou o espanhol Oscar Hernández.
Safin abre bem a temporada: Vice-campeão da Copa Hopman na primeira semana de 2009, Marat Safin só foi abrir oficialmente a temporada nesta segunda-feira. E o antigo número um do mundo teve bastante sucesso na empreitada, superando o espanhol Ivan Navarro por rápidos 6/3, 6/3 e 6/4.
Em rota de colisão com Roger Federer, com quem pode se encontrar na terceira rodada do Aberto da Austrália, Safin terá outro espanhol pela frente antes de pensar no suíço. Classificado, o 27º colocado do ranking de entradas pega de forma inédita Guillermo García-López, algoz do argentino Agustín Calleri por 3 a 1, parciais de 3/6, 7/6 (7-5) 6/2 e 6/0.