A seleção brasileira sub-20 já está na Venezuela, onde a partir desta terça-feira defenderá o título da categoria conquistado no Paraguai em 2007. O Brasil estreia em Puerto Ordaz contra os paraguaios, às 23 horas (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e da BandSports. O campeonato começa nesta segunda com dois jogos: Venezuela x Argentina e Peru x Equador.
Os destaques da equipe dirigida pelo técnico Rogério Lourenço são Dentinho, do Corinthians, e o gremista Douglas Costa. O meia foi destaque na campanha do vice-campeão brasileiro e, assim como Dentinho, defenderá a seleção pela primeira vez.
A maior baixa da seleção é o meia-atacante Marquinhos, destaque do Vitória no Brasileirão e recém-contratado pelo Palmeiras. Ele havia sido convocado por Lourenço, mas foi cortado devido à uma cirurgia. Para seu lugar, o técnico convocou Alan Kardec, do Vasco.
A sede da competição foi definida na última hora, apenas em dezembro. Inicialmente marcada para o Peru, a Conmebol preferiu mudar o torneio para a Venezuela depois que o Peru correu o risco de ser suspenso pela Fifa por interferência do governo federal na federação local.
O torneio será disputado em duas fases. Na primeira, as 10 seleções são divididas em dois grupos de cinco. As equipes jogam dentro das próprias chaves, em turno único, e avançam as três mais bem colocadas. O Brasil está no Grupo B ao lado de Paraguai Chile, Uruguai e Bolívia.
Na segunda fase, as equipes se enfrentam num hexagonal final, em turno único, no qual quem somar mais pontos é o campeão, sem uma final. As quatro equipes mais bem colocadas asseguram classificação para o Mundial da categoria, no Egito, em setembro.