São Paulo (SP) - Ano novo, goleador ;velho;. Artilheiro do último Campeonato Brasileiro ao lado de Washington e Keirrison com 21 gols, Kléber Pereira começou 2009 mostrando que o Santos fez bem em se esforçar para mantê-lo na Vila Belmiro.
Com dois bonitos gols, um de cabeça e outro de voleio, ambos no primeiro tempo, o camisa nove abriu caminho para a vitória sobre a Portuguesa Santista no tradicional ;clássico das praias;, neste domingo, no Pacaembu, e colaborou decisivamente para o placar de 2 a 1.
Os quatro estreantes que iniciaram o jogo pela equipe da Vila sentiram um pouco o desentrosamento, mas fizeram bem seu papel. Novo dono da camisa quatro, Luizinho se entendeu bem com Madson, outra cara nova, e, de quebra, fez o cruzamento para o primeiro gol de Kléber Pereira, aos 14 minutos, mostrando precisão no passe.
Lúcio Flávio, que realizou o sonho de vestir a camisa dez do Alvinegro praiano, também mostrou desenvoltura e levou perigo nas jogadas de bola parada, cobrando o escanteio que originou o segundo gol do artilheiro santista, aos 28 minutos de jogo.
Completando o quarteto de estreantes, o experiente Roni, que pode perder lugar na equipe assim que o equatoriano Bolaños tiver condições de jogo, esbanjou vontade e tentou boas tabelas com Kléber Pereira, Madson e Lúcio Flávio.
O jogo
Cheio de caras novas e com saudades da bola, o Santos começou a partida mostrando muita vontade e uma boa opção de jogada pelo lado direito, com os novos ;peixinhos; Madson e Luizinho. A primeira boa chance de gol veio aos 11 minutos, em cobrança de falta de Lúcio Flávio, que o próprio camisa dez sofreu. Para sorte do goleiro Fernando, no entanto, a bola passou triscando o poste esquerdo.
Dois minutos mais tarde, Kléber Pereira recebeu passe açucarado de Roni, dominou, olhou...e jogou para fora, de maneira inacreditável. No lance seguinte, o nove se redimiu e, de cabeça, mandou para as redes, após lindo cruzamento de Luizinho: 1 a 0.
Kléber Pereira fez mais um aos 27, de voleio, aproveitando que a defesa da Lusinha cortou errado um escanteio bem cobrado pelo meia Lúcio Flávio: 2 a 0 e tranquilidade no placar para a descida aos vestiários.
Festival de substituições
O Santos voltou melhor para o segundo tempo e teve chances para ampliar antes dos dez minutos, mas não o fez. A partir de então, o que se viu foi um verdadeiro festival de substituições.
Até os 27 minutos, Márcio Fernandes trocou todos os titulares, promovendo as estréias de Paulo Henrique, Astorga, Triguinho e Germano. A Briosa também mudou praticamente o time todo e, com isso, a partida caiu de ritmo.
O Santos seguiu melhor na partida e poderia ter ampliado o marcador, mas pecou nas finalizações. No finalzinho, William arriscou de longe e diminuiu. O ;clássico das praias; terminou com o placar do primeiro tempo: 2 a 1. O Alvinegro estréia no Paulistão quinta-feira, diante do Guaratinguetá, na Vila Belmiro.