A vitória do Sevilla por 2 x 1 em cima do Deportivo La Coruña pela Copa do Rei nessa quarta-feira repercutiu no mundo todo. Isto porque o atacante Kanouté, que marcou o segundo gol, mostrou uma camisa de apoio à Palestina na comemoração.
A recente ofensiva de Israel no território palestino vem sendo alvo de críticas e protestos no mundo todo. O jogador, que é de Mali, mostrou que não concorda com os conflitos na Faixa de Gaza.
Em nota oficial, divulgada nesta quinta-feira, a embaixada da Palestina na Espanha divulgou uma nota apoiando a ação de Kanouté. "É um passo muito importante. O atacante do Sevilla demonstrou ser uma pessoa muito corajosa apoiando o nosso povo em um ato público."
Mais tarde, Mahmud Aluanen, conselheiro da embaixada palestina falou sobre o ato na rádio do jornal espanhol Marca. "Os esportistas são seres humanos e não podem reprimir seus sentimentos. Eles possuem todo o direito de expressar suas opiniões em temas que ferem os direitos humanos. Asseguro que todas as crianças palestinas que amam futebol se alegraram com este gesto."