Embora Ronaldo seja o principal assunto de todas as entrevistas concedidas na concentração do Corinthians em Itu (SP), fotógrafos e cinegrafistas focalizem majoritariamente o atacante durante os treinamentos e torcedores escalem os muros do local para tentar vê-lo em campo, o restante do elenco acredita que também ganhou exposição com a presença do novo companheiro.
"Não só ele, mas todo o grupo está sendo visto pela Europa agora", comemorou André Santos, que se orgulha de ser um dos jogadores mais próximos a Ronaldo. Eles se conheceram na festa de aniversário de Leonardo Moura, do Flamengo, em outubro do ano passado. Meses antes, o lateral-esquerdo reconhecia queda no seu rendimento em função da abertura do mercado de transferências para o futebol europeu.
O maior objetivo de André Santos, no entanto, é ser convocado para a seleção brasileira. Ele abriu um sorriso ao citar a diferença entre fazer uma assistência para o argentino Herrera e uma para Ronaldo. "Depois disso, vou para a seleção", vislumbrou. "Todo mundo já sabe que essa é a minha meta na carreira. Vou trabalhar forte para conseguir", completou.
A vitrine proporcionada pela presença de Ronaldo no elenco entusiasma até os reservas do Corinthians. É o caso do volante Bruno Octávio, que recusou propostas para defender clubes menores mesmo com chances remotas de ser titular em 2009. "Sair daqui neste momento seria dar um passo para trás. Um jogo no Corinthians ao lado do Ronaldo é equivalente a uma temporada inteira em um time pequeno", comparou mais um fã do atacante.
"Tudo mudou com a chegada do Ronaldo. Essa galerinha que assiste aos treinos em Itu já era conhecida nossa da temporada passada, mas o assédio dobrou por causa do Ronaldo. É legal ver isso. Ele conquistou títulos e chegou aonde todo jogador almeja. Como está no Corinthians, todos nós acabamos sendo notícia também", disse Bruno Octávio, satisfeito.
O diretor de futebol Mário Gobbi, porém, nega que o clube negociará qualquer jogador antes do término da Copa do Brasil. "Atleta do Corinthians vai é para a seleção brasileira", bradou no início da semana. Ronaldo é mais um que almeja a convocação.