A temporada 2009 começou muito mal para Novak Djokovic. Em seu primeiro jogo no ano, realizado nesta terça-feira, o tenista sérvio foi derrotado por Ernests Gulbis, da Letônia, e acabou eliminado logo na estreia do Torneio de Brisbane, na Austrália.
Terceiro colocado do ranking mundial, Djokovic entrou em Brisbane como cabeça-de-chave número 1. Mas nada disso adiantou no jogo desta terça-feira, quando ele perdeu por 2 sets a 0, com duplo 6/4, para Ernests Gulbis, tenista que ocupa apenas o 53º lugar no ranking.
Apesar da inesperada derrota, Djokovic manteve a calma. "Não estou em pânico. Não é o fim do mundo. Foi só o primeiro jogo. O Aberto da Austrália é minha prioridade no momento", afirmou o sérvio, que irá defender seu título no Grand Slam que começa em 19 de janeiro.
Enquanto Djokovic foi eliminado, o francês Jo-Wilfried Tsonga conseguiu confirmar seu favoritismo e ganhou nesta terça-feira em sua estreia no Torneio de Brisbane. Contra o argentino Agustin Calleri, ele fez 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5.
Em outros jogos do dia em Brisbane, o checo Tomas Berdych derrotou o australiano Brydan Klein por 6/0 e 6/4, o croata Mario Ancic venceu o norte-americano Amer Delic por 7/6 (7/2), 6/7 (4/7) e 7/6 (8/6) e o espanhol Juan Carlos Ferrero foi eliminado pelo francês Florent Serra por 6/3 e 7/6 (7/3).