O volante Fabinho foi um dos jogadores mais rápidos nos treinamentos físicos que o Corinthians realizou em Itu, interior de São Paulo, nos primeiros dias de 2009. Recuperado de uma cirurgia para corrigir rompimento do tendão do músculo adutor da coxa esquerda, realizada em agosto do ano passado, ele faz planos ambiciosos para a temporada.
"A minha vontade é ganhar tudo o que a gente disputar", repetiu por diversas vezes no domingo. "Claro que é difícil, mas já começamos a trabalhar mais cedo do que os adversários e estamos muito focados para conquistar todos os objetivos que traçamos", acrescentou Fabinho.
"Tudo" para o volante, no entanto, pode ser apenas o Campeonato Paulista. O contrato dele vencerá no dia 30 de junho, um dia antes da decisão da Copa do Brasil. "Estou tranqüilo. Quero trabalhar bem até lá para abrir o meu leque de trabalho e tentar vencer as duas competições. Depois, penso nisso", postergou.
Fabinho conta que já conversou com o presidente Andrés Sanchez sobre a sua permanência no Corinthians. Ele quer continuar no clube, mas não se importaria em seguir carreira em outro lugar. Jogaria até no São Paulo. "Todos sabem do meu amor pelo Corinthians. Só que sou profissional. Quando sair daqui, não quero mais sentir saudades", disse o jogador, em sua segunda passagem pelo Parque São Jorge.
Além do Corinthians, Fabinho defendeu o São Caetano, o Cerezo Ozaka, do Japão, o Santos e o Tolouse, da França. "Mas não penso em voltar para a Europa. O Corinthians me oferece todas as condições de trabalho, paga em dia. A minha família também é bem adaptada a São Paulo", argumentou.
Para convencer a diretoria do Corinthians a prorrogar o seu contrato, o jogador terá concorrência. Enquanto ele se recuperava, em 2008, Cristian chegou ao time e ganhou a vaga entre os titulares ao lado do improvisado Elias. O ex-botafoguense Túlio é o novo reforço da posição. Bruno Octávio e Marcelo Oliveira permaneceram no elenco, porém Almeida, Carlos Alberto, Nilton e Perdigão não resistiram na virada do ano.
"Dificilmente o Mano Menezes escalará três volantes. A briga vai ser boa demais, mas saudável. É sempre bom ter muitos jogadores qualificados para o mesmo espaço porque, em time grande, você nunca pode se sentir dono da posição", comentou Fabinho. Se o técnico desejar, ele está pronto para participar já da estreia no Campeonato Paulista, dia 22 de janeiro, contra o Barueri.
"Antes de terminar o ano, eu estava 100% recuperado da contusão que sofri. Comecei a me preparar naquela época para voltar com tudo", encerrou Fabinho, em tom animado.