Depois de terminar 2008 em crise, o Real Madrid começou 2009 com vitória. Neste domingo, o time recebeu o Villarreal, do brasileiro Marcos Senna, e venceu por 1 x 0, chegando à terceira posição no Campeonato Espanhol, com 32 pontos. Agora o time de Madri vê apenas o Valencia e o Barcelona à sua frente na classificação, apesar de a equipe catalã estar distante na liderança, com 44 pontos.
Na partida no estádio Santiago Bernabéu, o Real teve dificuldades para confirmar a vitória. O único gol do jogo saiu dos pés do atacante holandês Arjen Robben, aos 31 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, os anfitriões seguraram as investidas do Villarreal, que se manteve com 29 pontos, nas sexta posição do Espanhol.
Ainda neste domingo, o Malaga derrotou o Sporting de Gijón também por 1 xa 0, se aproximando dos líderes, na oitava posição, com 25 pontos. De técnico novo, depois que Hugo Sanchez assumiu a equipe no final de 2008, o Almería venceu o Betis por 1 x 0 e se afastou da zona de rebaixamento.
Também na parte de baixo da tabela, o Recreativo Huelva passou pelo Numancia por 3 x 1 e deixou a zona de perigo, depois de ficar por várias rodadas na lanterna. Athletic Bilbao e Espanyol empataram por 1 x 1, resultado que deixou o último na área de descenso. Além disso, o Racing Santander venceu o Valladolid por 1 a 0 e chegou a 21 pontos, na 11.ª posição.