O último a sair que apague a luz. Essa tem sido a tônica deste final de ano no Botafogo. Depois de se desfazer de quase todo o time titular deste ano para a temporada 2009 (apenas o lateral Alessandro e o goleiro Castillo seguem no Alvinegro), o clube da Estrela Solitária começa a remontar o banco de reservas. O zagueiro Édson acertou nesta terça-feira seu desligamento do Botafogo.
O defensor de 22 anos chegou ao clube carioca nesta temporada proveniente do CRB de Alagoas. Como a dupla titular de 2008, Renato Silva e André Luís, não ficará no Fogão para o ano que vem, esperava-se que Édson teria chances. Porém, segundo o jogador, a diretoria do clube não se manifestou para renovar seu contrato, que se encerra neste fim de ano e por isso o atleta fica livre para atuar em qualquer clube.
Além de Édson, Renato Silva e André Luís, o Botafogo já perdeu Triguinho, Luciano Almeida, Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio, Jorge Henrique, Wellington Paulista, Gil e Carlos Alberto (este ainda durante o Campeonato Brasileiro).
Para compensar os 12 jogadores desligados, a nova diretoria do Alvinegro já contratou nove jogadores: os atacantes Reinaldo, Weldon e Diego, o meia Jean Carioca, os volantes Fahel, Batista e Léo Silva e os zagueiros Teco e Wellington.
Especula-se que o atacante Carlinhos Bala, que estava no Sport e pertence ao Cruzeiro, e o meia David, que jogou no Fluminense e tem os direitos presos ao Atlético-PR, sejam os próximo contratados pelo Alvinegro.
Improviso
Como o titular e o reserva da lateral-esquerda foram negociados, o técnico Ney Franco admitiu utilizar o zagueiro Eduardo como ala na próxima temporada. O jogador já atuou por essa faixa do campo em algumas partidas em 2008, mas apenas para ;quebrar um galho;. No ano que vem, será efetivado no setor e terá a concorrência de Wellington Júnior, jovem recém promovido das categorias de base.