Por ter se reapresentado no último dia 26, o Corinthians terá vantagem em relação a seus principais rivais na disputa do Paulistão, que só retomam os trabalhos em 2009. Pelo menos essa é a opinião do técnico Mano Menezes, que vê a atual preparação de sua equipe muito melhor em relação àquela feita para este ano.
Os corintianos se apresentaram no Parque São Jorge na sexta-feira (26/12), e já neste sábado os jogadores à disposição de Mano iniciaram um trabalho com bola ; porém moderado, com apenas algumas embaixadinhas. Por ora, a prioridade é o trabalho físico no Corinthians.
;Teremos oito turnos de trabalho a mais, e isso significa uma preparação melhor e certamente estaremos mais bem preparados do que estávamos em janeiro deste ano;, ensaiou Mano. ;Já temos um grupo mais definido agora do que naquela ocasião e teremos muito mais do que 12 dias de trabalho;, emendou.
Boa parte da base que venceu a Série B este ano continuará no Corinthians para jogar a primeira divisão do Nacional. Por isso, o comandante do Timão descartou longas sessões de tática e adiantou que o foco até janeiro será, mesmo, a preparação física, durante a pré-temporada na cidade interiorana de Itu.
;Os trabalhos físicos serão os mais importantes, já que da tática traz-se muita coisa da última temporada. Mas só poderemos ver na hora do jogo o que teremos condição de fazer. Não vamos criar também uma expectativa de estarmos muito melhores do que os demais;, alertou.
O Corinthians vem tentando agendar um amistoso para abrir a temporada de 2009 contra o atual campeão do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, o Boca Juniors em 17 de janeiro. Se o adversário for mesmo o time de Buenos Aires, Mano acredita que o Timão poderá fazer frente aos xeneizes liderados pelo meia Juan Román Riquelme.
;Em um amistoso, não se consideram os aspectos competitivos. Ainda não sei se o jogo será contra o Boca, mas no dia 17 eles estarão em pré-temporada (os clubes argentinos se reapresentam em 5 de janeiro). Eles estariam abaixo do nosso nível de preparação;, avaliou Mano.