Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vasco contrata nono reforço do clube para disputar segunda divisão em 2009

;

Rio de Janeiro ; O Vasco anunciou ontem a contratação do seu nono reforço para 2009. O clube acertou com o zagueiro Gian Mariano, de 26 anos, que disputou o último Brasileiro pelo Ipatinga. Indicado pelo técnico Dorival Júnior, o jogador faz parte da política de apostar em atletas pouco conhecidos, mas que são bem recomendados pelos observadores que estão apoiando o clube.

Gian Francesco Gonçalves Mariano tem 1,90m de altura e o perfil que Dorival Júnior considera ideal para disputar a segunda divisão do Brasileiro. Antes de ser contratado pelo Ipatinga, o zagueiro jogou em clubes do interior paulista, como Rio Branco-SP (2002), Mogi-Mirim (2003), Juventus-SP (2004) e Marília (2005 a 2007).

Essas competições deram a Gian a experiência que Dorival considera útil na luta para fugir da segundona.;Neste último ano, disputei a Série A. Mas já participei de cinco competições pela Série C e também do acesso da Série B para a A. A gente trabalha para chegar a um clube da expressão do Vasco e graças a Deus as portas estavam abertas para mim. Agora é trabalhar para me adaptar e levar o clube para a primeira divisão novamente;, disse o zagueiro à Rádio Brasil.

Contratado por indicação de Dorival Júnior, Gian revelou que ainda não trabalhou com o treinador. Ele se define como um zagueiro de forte marcação e que gosta de atacar: ;A alegria é muito grande de trabalhar com o Dorival. Não tive essa oportunidade ainda. Sou um jogador de pegada. Não sou de desistir. Fiz 30 partidas este ano e marquei três gols;, disse o atleta.

Além de Gian, o Vasco tinha contratado oito reforços: Fagner e Paulo Sérgio para a lateral-direita, Fernandinho lateral-esquerda, Titi para a zaga, Enrico, Jeferson, Benitez e Vera para o meio-campo. A partir de agora, a meta é reforçar o ataque. Mas, antes de investir, o principal é saber se Leandro Amaral vai continuar ou sair. O plano é contratar um jogador de expressão, mas que não seria estrela de primeira grandeza.

Botafogo
Apenas três jogadores da equipe considerada titular do Botafogo nesta temporada se apresentarão ao técnico Ney Franco em 5 de janeiro prontos para jogar: o goleiro Renan, o lateral-direito Alessandro e o volante Leandro Guerreiro. O goleiro uruguaio Castillo, dono da camisa um em grande parte do ano, se recupera de uma cirurgia no joelho e deve voltar apenas em março. O treinador sabe que a sua principal dificuldade será o entrosamento do elenco em tão pouco tempo e admite que a situação financeira do clube impediu a permanência da maioria dos titulares.

Os demais oito jogadores que formarão o time ainda estão sendo escolhidos. Um dos recentes alvos da diretoria é o atacante Carlinhos Bala, do Sport, a pedido do técnico Ney Franco. Ontem, dirigentes conversaram com o empresário do atleta, Walderez Ramalho, e a negociação está adiantada. Antes do fim do ano, as partes devem chegar a um acordo.