Enquanto trabalha para renovar com jogadores importantes de seu elenco, como Lucio Flavio e André Luis, o Botafogo promete investir nas categorias de base e a ordem é promover atletas dos juniores para integrar o elenco de profissionais já a partir do Campeonato Carioca. O técnico do time de juniores, Luisinho Rangel, aprova a idéia e aponta atletas que podem fazer parte do time de Ney Franco.
"O Jougle (volante), que participou do jogo de domingo com o Palmeiras, poderá ser aproveitado pois está pronto. Ele inclusive chegou a ter chances com o Cuca. O Laio (atacante) já ficou no banco de reservas em alguns jogos do Brasileiro e o Wellington Júnior (meia) também está preparado. O Diego Maradona (atacante) é um jogador rápido, veloz, de muita qualidade e com certeza poderá dar muitas alegrias aos seus torcedores. Não tenho dúvidas de que no próximo ano o Botafogo terá no seu time de profissionais vários nomes revelados em casa", garantiu Luisinho em entrevista à Rádio Brasil do Rio de Janeiro.
Luisinho explicou ainda a situação do atacante Rodrigo Dantas, considerado a principal promessa dos juniores, mas que não vem sendo aproveitado.
"Infelizmente o Rodrigo Dantas está contundido. Ele tentou voltar na semana passada, mas sentiu os ligamentos do joelho e continua de fora. Mas com certeza é um dos principais jogadores das categorias de base do clube e ainda vai dar muitas alegrias aos torcedores", apostou Luisinho.
Nesta sexta-feira, os juniores do Botafogo decidem o título do Torneio Otávio Pinto Guimarães, um dos mais importantes do estado na categoria, contra o Fluminense, em Xerém, Baixada Fluminense. No primeiro jogo o Tricolor venceu por 1 x 0 e precisa do empate para ser campeão. Luisinho Rangel acredita que o desempenho do time é um bom sinal para o futuro.
"As dificuldades das categorias de base do Botafogo são enormes por causa da falta de estrutura, mas temos ótimos profissionais trabalhando nesses setores. Tanto que no Otávio Pinto Guimarães chegamos na frente de clubes com estrutura muito melhor que a nossa, casos de Flamengo e Vasco", comparou.
O treinador lamentou a decisão da diretoria de não inscrever o Botafogo na Copa São Paulo de Juniores, a mais tradicional competição da categoria no país. "É lamentável o Botafogo não participar da Copa São Paulo de Juniores. Esperamos que essa situação mude com a nova diretoria", concluiu.
O presidente Bebeto de Freitas, que deixará o clube em 31 de dezembro, não gostava de ver o Botafogo participando da Copa São Paulo por entender que a competição servia apenas de vitrine para empresários tentarem tirar peças importantes e futuras promessas do Glorioso.