O Adelaide United sofreu, ficou devendo, mas confirmou seu favoritismo. Nesta quinta-feira, na partida que abriu a edição de 2008 do Mundial de Clubes da Fifa, os australianos estrearam na competição com uma vitória por 2 x 1 sobre o modesto Waitakere United, da Nova Zelândia, em jogo que valeu como preliminar das quartas-de-final do torneio.
O confronto, de baixo nível técnico, foi decidido graças às intervenções dos dois times nas bolas aéreas. Os neozelandeses até saíram na frente com o meia Paul Seaman (que disputava seu terceiro Mundial consecutivo), mas sofreram a virada com um gol em cada tempo ; primeiro com Daniel Mullen, depois com Travis Dodd, já nos minutos finais.
Com a vitória, o Adelaide garante presença nas quartas-de-final do torneio, onde enfrentará no domingo o Gamba Osaka. A partida é uma das mais esperadas da competição, uma vez que os dois times já se encontraram nas finais da Copa dos Campeões da Ásia. Na ocasião, os japoneses levaram a melhor e faturaram o título continental.
Como já era esperado, o Waitakere foi inicialmente sufocado pelo Adelaide, que abriu o jogo pressionando em seu campo de ataque. Aos 11 minutos, na primeira boa chance da partida, Jason Spagnuolo recebeu a bola na esquerda, após jogada bem trabalhada no meio-campo, e arriscou o chute cruzado da entrada da área ; o goleiro Richard Gillespie, porém, caiu bem e encaixou a bola na defesa. Sete minutos depois, foi Scott Jamieson quem arriscou pela direita, após jogada iniciada com Paul Reid no escanteio; desta vez, o camisa um do time neozelandês defendeu no susto, espalmando para fora.
Mesmo com toda a superioridade do Adelaide, foi o Waitakere quem saiu na frente. Aos 34 minutos, após cobrança de falta levantada na área, o goleiro Eugene Galekovic subiu para defender. No entanto, na dividida por cima com o galês Paul Seaman, a bola caiu e sobrou para o camisa oito do time da Nova Zelândia, que girou em cima do goleiro e bateu para fazer 1 x 0.
Não demorou, porém, para que os aussies se recuperassem do susto e empatassem a partida ; mais uma vez, em jogada de bola aérea. Desta vez, em cobrança de escanteio pela direita, aos 39 minutos da primeira etapa. No lado esquerdo da área, o jovem zagueiro Daniel Mullen pôde subir sozinho, em uma falha da marcação neozelandesa, e cabecear para o gol, empatando a partida.
No minuto seguinte, os comandados de Aurelio Vidmar quase tiveram a chance de virar a partida ; o cruzamento rasteiro de Dodd, porém, não encontrou ninguém na área. Em compensação, os kiwis também tiveram a chance de reassumir a vantagem aos 44, em mais uma dividida que Galekovic levou a pior com Seaman ; desta vez, o meia acertou a bola com o ombro e mandou por cima do travessão.
Após o intervalo, o Waitakere resolveu equilibrar também as jogadas em campo, ameaçando chegar mais. No entanto, a primeira boa chance da etapa foi favorável ao Adelaide, que teve mais uma chance de virar o jogo aos oito minutos: após confusão na área, a bola sobrou para Fabian Barbiero, que arriscou o chute e parou na defesa branca. Depois, aos 15, Kristian Sarkies tentou em cobrança de falta, mas mandou a bola por cima do gol de Gillespie.
Após as boas chances, porém, o nível técnico da partida despencou, e os dois times praticamente não conseguiram chegar mais com perigo ao gol. Com 25 minutos, Allan Pearce recebeu bom passe na entrada da área, mas foi desarmado com precisão por Jamieson. Três minutos mais tarde, o atacante Roy Krishna tentou boa jogada individual, mas se empolgou demais e tropeçou sozinho na bola. O Adelaide respondeu, em escanteio de Reid que Mullen mais uma vez cabeceou ; desta vez, para fora.
Os australianos voltaram a assustar cobrada por Jamieson aos 33 minutos, mas a bola passou apenas perto do gol de Gillespie. E de tanto pressionar, o time de Aurelio Vidmar finalmente conseguiu seu segundo gol ; mais uma vez, em uma bola aérea. Desta vez, em falta pela direita aos 37 minutos da etapa final, Reid levantou a bola na cabeça do capitão Dodd, que desviou para virar a partida.
No final da partida, graças à entrada de Adriano Pimenta e Benjamin Totori, o Waitakere ainda tentou sufocar, mas sem sucesso. Melhor para o Adelaide, que evitou o gol de empate e selou o resultado, avançando na competição.