A escolha de Cristiano Ronaldo como vencedor do prêmio Bola de Ouro da revista France Football foi exaltada de maneira positiva e unânime ao redor do globo nesta terça-feira. O ministro dos Esportes de Portugal, Laurentino Dias, classificou como uma 'honra' para o país ter novamente um atleta como o melhor jogador de futebol do mundo no ano.
'É uma honra para Portugal ter um atleta sucedendo a Eusébio e Luis Figo no posto de melhor jogador do mundo. Desejo sinceramente que o Cristiano Ronaldo tenha uma carreira tão longa e vitoriosa quanto a dos dois', discursou.
A repercussão na mídia internacional também foi a melhor possível. O diário Record, de Portugal, prevê nova vitória do craque do Manchester United na eleição da Fifa. 'Só falta o prêmio da Fifa para abocanhar tudo', diz a manchete.
Na Itália, o jornal Gazzetta dello Sport exibe uma foto de Cristiano Ronaldo em início de carreira no Nacional da Ilha da Madeira, seu primeiro clube, com a frase: 'Esse menino agora é Bola de Ouro!'
Os dois mais tradicionais veículos esportivos da Espanha não fugiram à regra. O Marca estampou uma foto dos cinco primeiros colocados (Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Fernando Torres, Iker Casillas e Xavi Hernandez) na eleição da Bola de Ouro e manchetou: 'Rei Ronaldo e seus quatro vice-reis'.
O Mundo Desportivo também deu destaque à vitória do camisa sete dos Red Devils, mas não se esqueceu de puxar a sardinha para o futebol do país, campeão da Eurocopa em 2008: 'Nosso futebol é o grande vencedor', diz o diário, lembrando que cinco jogadores da lista dos 11 melhores são espanhóis (Fernando Torres, Casillas, Xavi, David Villa e Marcos Senna).