Quando entrarem em campo, amanhã à noite, para disputar o amistoso entre Brasil e Portugal, Kaká ; brasiliense, melhor jogador do mundo em 2007 ; e Cristiano Ronaldo, que vem d;além mares com a quase certeza do título de craque de 2008, estarão disputando também a preferência em charme e beleza. É verdade. Cada um com seu estilo e personalidade, eles balançam os corações femininos de jeitos diferentes. E, de quebra, recebem elogios dos homens, que reconhecem em ambos a maestria em campo, a "simpatia" e até "a facilidade para pegar mulheres".
Se há semelhanças entre dois grandes ídolos do futebol mundial, também há muitas diferenças. A começar pelas próprias vidas. Kaká é o apelido de Ricardo Izecson dos Santos Leite, nascido em Brasília em 22 de abril de 1982, chamado pelos torcedores do Milan, time onde joga, na Itália, de "Il Bambino d;Oro". Do signo de touro, em 2007 foi eleito o melhor jogador do mundo. Evangélico, casado e com a "ficha limpa", é o genro que toda mãe gostaria de ter.
Já o portuguesinho Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, aquariano, nascido em 5 de fevereiro de 1985, nunca foi bom nos estudos, mas de futebol e garotas ele entende muito bem. Desde 2003 joga pelo Manchester United, da Inglaterra. Para conferir o que elas e eles pensam a respeito dos dois ídolos, o Correio foi às ruas munido de fotos de Kaká e Cristiano Ronaldo, além de um pequeno questionário a ser respondido somente pelas mulheres. Não, não é preconceito! Mas não ficaria bem pedir aos homens que escolhessem uma frase para dizer ao seu ídolo, como: "Kaká, vem meu candanguinho de ouro" e "Cristiano Ronaldo, canta um fado no meu ouvidinho"
As entrevistadas se dividiram. Até mesmo as gêmeas Gisele e Graciele Macedo Borges, de 18 anos, não concordaram na escolha. Graciele, mais séria e tímida no jeito de falar, preferiu o tipo caseiro e bom moço do brasileiro. Seu carisma, o sorriso, o jeitinho de menino agradaram a jovem estudante de Ceilândia Sul. "É a beleza brasileira, ele é lindo demais", explicou, sorrindo. Ela também escolheu a frase que diria se pudesse encontrá-lo: "Um assim lá em casa era tudo que eu queria"
Mas a irmã, Gisele, bem mais extrovertida, gosta do tipo de Cristiano Ronaldo pelo jeitão mais "homem". "Ele tem um sorriso lindo e um porte físico mais atraente", disse a garota. Se pudesse, ela diria ao jogador número 1 do mundo: "Ô português maravilhoso". A mesma opinião sobre o craque luso tem a estudante Irma da Fonseca Ferreira, 17 anos, moradora de Samambaia Norte. "O Cristiano Ronaldo é mais charmoso, tem os traços do rosto mais bonitos e é mais homem."
O Correio ouviu 15 pessoas ontem à tarde, e o resultado foi apertado. Kaká venceu por oito votos a sete. Agora, é esperar que no Bezerrão ele consiga ser melhor do que o português para alegria da torcida masculina e feminina que quer gritar: "É goooooooooooooooool, é do Brasil"