Fés (Marrocos) - O atacante Ronaldo está praticamente pronto para voltar aos gramados. Nesta segunda-feira, ao lado de um time de convidados, o Fenômeno irá participar pela sexta vez de um amistoso beneficente contra os amigos de Zinedine Zidane, no qual ambos irão arrecadar fundos para a Organização das Nações Unidas (ONU) e para seu programas contra a miséria.
A partida irá acontecer na cidade de Fés, Marrocos, e tem a presença de Ronaldo já confirmada. "Será a primeira vez que Ronaldo joga desde que sofreu uma séria lesão há nove meses, em partida do Milan contra o Livorno", lembra o site oficial do próprio jogador.
Ronaldo se encontra atualmente sem clube e em fase final de recuperação da lesão do ligamento de seu joelho. Operado, o atacante passou os últimos meses no Rio de Janeiro, onde fez fisioterapia, e garante que já está bastante próximo de seu retorno oficial ao futebol.
"Estou 70% - ou seja, muito perto de voltar a jogar. É tudo culpa do Bruno e de sua paciência. Inclusive, houve vezes em que ele tratou meu joelho enquanto eu dormia", revelou o craque, em entrevista à emissora francesa Canal , referindo-se a seu fisioterapeuta, Bruno Mazziotti.
Ao longo de toda sua recuperação, na qual chegou a fazer sessões diárias de fisioterapia de até sete horas, o brasileiro admitiu ter passado novamente por fase de bastante pessimismo. "Após a lesão, pensei muitas coisas. Mas nada de bom", afirmou o astro, que, segundo o fisioterapeuta, chegou a pensar em encerrar a carreira. "(Após a lesão), não parava de chorar e gritar. ;Outra vez, não. É o fim;", revela Bruno Mazziotti.
A partida acontece às 16 horas (horário de Brasília) e contará com a presença de nomes como Marta, Juninho Pernambucano, Juan Valerón, Ivan Helguera, Juan Arango e Sun Jihai. Além disso, o amistoso terá a participação de ídolos do futebol marroquino, como Noureddine Naybet, Aziz Bouderbala, Badou Zaki, Salaheddine Bassir e Youssef Chippo.
Enquanto isso, Ronaldo segue sem clube. Segundo Nélio Nazário, pai do atacante, seu filho tem planos de retornar à Europa ; de onde vem o interesse de Paris Saint-Germain, Napoli e Sampdoria. Já Márcio Braga, presidente do Flamengo, admite que o clube tem interesse no Fenômeno, que se admite torcedor rubro-negro.