Bastaram dois meses para Adriano entrar em atrito com o técnico José Mourinho e ver seu nome envolvido em um batalhão de especulações. Segundo a imprensa italiana, o treinador pedirá para que a diretoria da Inter de Milão negocie o jogador com uma equipe do exterior. Desta forma, o futebol espanhol e um novo retorno para o Brasil já aparecem como opções para o atleta.
O Imperador voltou ao seu país natal no primeiro semestre, quando foi emprestado ao São Paulo em uma tentativa da Inter de recuperar o atacante física e psicologicamente - Mourinho chegou até a vir para o Brasil para conversar com o atleta e deu aval para o seu retorno à Itália.
Agora, após o desentendimento entre os dois, o próprio Tricolor paulista, além de Corinthians e Fluminense, teriam interesse pelo jogador da seleção brasileira, segundo informação publicada nesta sexta-feira pelo jornal italiano Corriere dello Sport.
O diário, porém, escreve que a preferência de Mourinho é que Adriano seja usado como moeda de troca em uma negociação com o argentino Sergio Agüero, do Atlético de Madri. Por outro lado, a imprensa espanhola coloca Adriano na lista de reforços do arqui-rival Real Madrid, que procura um novo camisa nove para a vaga deixada por Van Nistelrooy. O holandês se lesionou gravemente e não joga mais nesta temporada.
Adriano foi afastado da Inter de Milão no final de outubro após sair à noite com o compatriota Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e chegar atrasado para o treino do dia seguinte. A atitude irritou Mourinho, que sequer o relacionou para as últimas quatro partidas da equipe. O Imperador treinou normalmente na quinta-feira, mas deve ficar novamente fora até do banco de reservas no jogo com o Palermo, neste sábado.
O jogador fez às pazes com os gols com a camisa do São Paulo e foi o destaque do time no início do ano. Chegou a empolgar nas primeiras partidas pela Inter no retorno e até ganhou elogios de Mourinho. Recentemente, o treinador disse não ter problemas com o brasileiro e garantiu que a volta só depende do atleta.
Nesta quinta-feira, o atacante Balotelli brincou com a situação. "Adriano deve esperar o seu momento e em janeiro ver o que quer fazer. Até a minha mãe às vezes diz mal dele e eu respondo: mas se você não o conhece, como pode julgá-lo? Ele é um rapaz de ouro que não faz mal a ninguém, nem sei por que é que os jornais implicam com ele", disparou.