Embora a ausência de Rafael Nadal tenha tornado a Argentina franca favorita para vencer a final da Copa Davis, a ser realizada entre 21 e 23 de novembro em Mar del Plata, o capitão espanhol Emilio Sánchez Vicario segue confiante na possibilidade de levantar a Ensaladeira de Prata. Segundo o treinador, a equipe européia tem ;muitas chances; de triunfar mesmo fora de casa e para ressaltar a possibilidade de uma zebra acontecer utilizou até a eliminação do Real Madrid na Copa do Rei, ocorrida diante do Real Unión.
Favoritos para avançar às oitavas-de-final da competição nacional, os merengues acabaram dando adeus precocemente diante da modesta equipe da terceira divisão espanhola. O fato de um dos principais candidatos ao título ter sido eliminado faz Sánchez Vicario acreditar ainda mais nas chances da Espanha, que viajará à América do Sul sem Nadal e com David Ferrer, Fernando Verdasco, Feliciano López e Marcel Granollers.
;O Real Unión não eliminou o Real Madrid? Entre nós e a Argentina não há tanta diferença, portanto temos muitas chances de voltar com a Ensaladeira;, afirmou o capitão espanhol nesta sexta, dada da ida do plantel a Mar del Plata. ;Muitos poucos confiam na nossa vitória após a saída de Nadal e por isso não temos nada a perder e muito a ganhar;.
Portanto, apesar da força da Argentina, que contará com os números Juan Martín del Potro e David Nalbandian, respectivamente números oito e 11 do mundo, Sánchez Vicario não vê a hora de chegar à América, de onde a Espanha pode sair com sua terceira taça de Copa Davis.
;Creio nas possibilidades de meus jogadores e espero que eles possam manter a regularidade para poder chegar aos momentos importantes das partidas em posição de vencer;, assegurou o capitão. ;Estou muito tranqüilo porque tenho muita esperança, porém não vou somente com isso. Temos uma equipe que dará tudo e que pode fazer as coisas