Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Campeão da Sul-americana teria lugar na Libertadores só em 2010

;

O porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez, informou nesta quinta-feira que não há possibilidade do campeão da Sul-americana deste ano ganhar uma vaga para à Libertadores. A intenção é de que isso ocorra somente a partir da próxima edição da competição. "A idéia é que o último classificado do país campeão da Libertadores dispute uma repescagem com o vencedor da Sul-Americana", explicou Benítez. "A idéia pode entrar em vigor no ano de 2010, porque a Libertadores do ano que vem será neste mesmo formato", explicou.

Apesar da notícia, o Inter segue confiante na hipótese de conquistar a Sul-americana e disputar a Libertadores. As esperanças estão depositadas numa punição que a Fifa pode impor à Federação Peruana, que excluiria os clubes do país das competições continentais.

"O Inter quer ser campeão da Sul-americana porque é o único título internacional que nos falta", afirmou o presidente colorado, Vitóri Píffero. "E agora, surgiu essa possibilidade de disputar a Libertadores", completou.

O site da Conmebol informa que já existem 17 clubes confirmados para a Libertadores de 2009. No momento, possuem vaga garantida Lanús e River Plate (Argentina); Universitario de Sucre e Aurora (Bolívia); Sport Recife (Brasil); Everton e Universidad de Chile (Chile); Boyacá Chicó (Colômbia); LDU (Euqador, atual campeão); Libertad (Paraguai); Universitario (Peru); Defensor Sporting, Nacional e Peñarol (Uruguai); Caracas, Deportivo Táchira e Deportivo Anzoátegui (Venezuela).