A Fifa deu um ultimato à Federação Peruana de Futebol nesta quarta-feira e estipulou prazo até 21 de novembro para que a entidade resolva seus problemas administrativos, sob pena de exclusão dos clubes peruanos da Taça Libertadores de 2009. A preocupação da entidade máxima do esporte é por parte de ingerências no comando do futebol peruano.
O problema foi a intervenção do governo peruano sobre a Federação local. O Instituto Peruano de Desporto (IPD), que cumpre a função de Ministério dos Esportes, não aceita a permanência de Manuel Murga na presidência da FPF e, por isso, indicou outro dirigente para o cargo.
A ação não agradou à Fifa, que vem pressionando o país para que altere a situação. O Peru já perdeu o direito de organizar o Sul-americano Sub-20 de 2009, que agora será realizado na Venezuela. Pode perder também as três vagas na Copa Libertadores, caso não resolva a situação até dia 21. O sorteio dos grupos da competição será realizado dia 25.
A Conmebol ainda não se manifestou quanto ao critério para a escolha de novos participantes, caso sejam confirmadas as exclusões peruanas. Uma hipótese seria dar vaga ao campeão da Copa Sul-americana, na qual apenas o Internacional ainda tem chance entre os brasileiros. Outro caso seria de promover a entrada também do atual vice-campeão, o que beneficiaria o Fluminense.