Paris (França) - Uma notícia surpreendente tirou a chance de Roger Federer vencer o Masters Series de Paris. Em virtude de dores nas costas, o suíço desistiu do torneio pouco antes de entrar em quadra contra James Blake pelas quartas-de-final. Desse modo, o atual número dois do mundo terminará um ano sem títulos de Masters Series pela primeira vez desde 2003.
Sem sorte em eventos deste nível durante a temporada, Federer chegou à duas finais, em Monte Carlo e Hamburgo, mas em ambas foi derrotado por Rafael Nadal. Nesse contexto, o suíço via Paris como suas últimas chances de conquistar uma taça dessa importante série de eventos, mas teve de mudar seus planos por causa da lesão.
O tenista da Basiléia já vinha reclamando de dores nas costas nos dias anteriores, mesmo porque vem em uma grande seqüência de jogos após faturar o torneio de sua cidade natal e chegar às semifinais do Masters de Madri.
;Minhas costas têm estado tensas ultimamente e quando acordei nesta manhã (de sexta-feira) percebi que não havia resposta para o tratamento realizado na noite passada;, comunicou Federer através de seu site oficial. ;Como uma precaução e porque eu não seria capaz de jogar 100%, infelizmente tenho de tomar a difícil decisão de não jogar;.
Sem ter nada a ver com os problemas do suíço, James Blake deve comemorar bastante a novidade, visto que ostenta péssimo retrospecto contra o rival: foi derrotado em oito de nove partidas. Classificado às semifinais sem jogar, ele aumenta assim suas chances de avançar à Masters Cup ; estará garantido entre os oito melhores do ranking de entradas caso vença à semifinal de Paris, na qual enfrentará Andy Roddick ou Jo-Wilfried Tsonga.