A falta de confiança oriunda da má fase derrubou o River Plate para a lanterna do Torneio Apertura do Campeonato Argentino. A equipe portenha bem que tentou se motivar em campo nesta quarta-feira após sair na frente do placar rapidamente sobre o Newell;s Old Boys, mas cedeu o empate em casa e terminou a 12ª rodada na última posição da tabela.
O River abriu o marcador no Monumental de Nuñez logo aos dois minutos com o atacante Gustavo Bou, e a torcida em Buenos Aires se animou com a expectativa de quebrar o jejum de vitórias. Só que o zagueiro Juan Isaurralde, aos 15 minutos do segundo tempo, marcou para o NOB e sacramentou o empate na capital argentina.
Sem conseguir vencer uma partida no Apertura desde 19 de agosto, quando bateu o Rosario Central por 2 a 0 pela segunda rodada, o River chegou apenas ao nono ponto em 12 partidas jogadas e caiu para o último lugar da classificação.
Como o Rosario Central venceu o Gimnásia y Esgrima de Jujuy por 3 a 0 no início da tarde desta quarta e chegou aos 12 pontos, os atuais campeões argentinos despencaram para a vexatória lanterna. O Newell;s é o quarto, com 20 pontos.
Em outro jogo já terminado pela 12ª rodada do Apertura, o San Lorenzo também vacilou em casa e não passou de um empate por 1 a 1 com o Gimnásia y Esgrima de La Plata. Mesmo assim, o clube de Almagro conseguiu se manter na liderança do campeonato.
O San Lorenzo chegou ao primeiro gol com o atacante Néstor Silvera, aos 19 minutos da etapa inicial da partida no Novo Gasômetro. O empate dos visitantes de La Plata saiu aos 17 minutos do segundo tempo, com o atacante Franco Niell, que havia saído do banco de reservas.
Mesmo sem vencer há duas partidas, o San Lorenzo ; que perdeu por 2 a 1 para o Racing no final de semana ; segue na primeira posição do Apertura, com 26 pontos. Os Gaúchos do Boedo, no entanto, têm agora a companhia do Tigre, que bateu na terça-feira o Independiente por 1 a 0 e também alcançou os 26 pontos, mas com saldo de gols inferior. O Gimnásia, com 15 pontos, é o décimo.