A duras penas, Juventus e Milan venceram seus compromissos neste domingo (7/12) pela 15ª rodada do Campeonato Italiano, não permitindo que a Inter de Milão disparasse ainda mais na liderança da competição. Enquanto os bianconeri derrotaram o Lecce fora de casa por 2 a 1 (graças a um gol de Amauri no final da partida), os milanistas sofreram, mas fizeram 1 a 0 sobre Catania em San Siro graças a Kaká.
Com os resultados, a Juventus subiu para 30 pontos e se manteve na segunda colocação, enquanto o Milan permaneceu em terceiro com a mesma pontuação, perdendo apenas no saldo de gols: 13 a 8. A dupla, porém, não ameaça a Inter, que venceu a Lazio em Roma neste sábado por 3 a 0 em Roma e lidera o Campeonato Italiano com folga, somando 36 pontos em 15 partidas disputadas.
Em seu compromisso, a Juve abriu o placar aos 12 minutos do segundo tempo, em bela cobrança de falta do atacante Sebastian Giovinco ; que tem sua saída da Juventus especulada para 2009. O goleiro Francesco Benussi, do Lecce, ainda tocou na bola, mas não evitou que os bianconeri abrissem o placar.
A partida já se encaminhava para uma vitória do time de Turim quando, aos 37 minutos, o atacante Daniele Cacia empatou. Após receber o lançamento dentro da área, o camisa nove ; que havia acabado de entrar em campo ; tocou de primeira com a perna esquerda e colocou no canto do goleiro Alex Manninger.
Mas mesmo com o balde de água fria, a Juventus ainda teve forças para reagir e buscar a vantagem. Aos 44 minutos, após cruzamento de Nicola Legrottaglie pela direita, o brasileiro Amauri apareceu atrás da marcação na área e subiu para cabecear, selando a vitória do time comandado por Claudio Ranieri.
O Milan, por sua vez, fez um jogo abaixo de suas possibilidades, mas conseguiu a vitória graças à pressão de alguns minutos após o intervalo. Após um primeiro tempo equilibrado, mas de pouco brilho, o Milan quase fez seu gol aos 19 minutos, em cobrança de falta perigosa de Alexandre Pato. O goleiro argentino Albano Bizarri, porém, fez uma bela defesa, mandando a bola para escanteio.
No entanto, o bom momento milanista logo deu resultado. Na cobrança do escanteio, Kaká subiu mais alto que a marcação para cabecear. A bola desviou no zagueiro Lorenzo Stovini, em Andriy Shevchenko ; que voltou a ser titular ; e entrou. O gol, porém, foi creditado ao brasileiro pela Lega Calcio (que organiza a competição).
Outros jogos - Ainda neste domingo, a Udinese deu seqüência à má fase que atravessa no Campeonato Italiano. Depois de ter disputado a liderança da competição nas primeiras rodadas, o time sofreu neste domingo sua sexta derrota na competição ; a quinta consecutiva.
Desta vez, jogando conta a Atalanta, a equipe de Udine foi derrotado por 3 a 0, com gols de Jaime Valdés, Cristiano Doni e do veterano Christian Vieri. Assim, os bergamascos foram aos 23 pontos e saltaram da décima para a sexta posição, enquanto a Udinese ficou com 20 e ;herdou; o décimo lugar.
Ainda na briga pelas primeiras colocações, o Napoli chegou aos 27 pontos e se manteve na quarta posição ao derrotar o Siena por 2 a 0 no Stadio San Paolo ; gols de Christian Maggio e Germán Denis no segundo tempo. O Siena, enquanto isso, permaneceu com 19 pontos e caiu para o 14º lugar.
Os napolitanos se mantiveram uma posição à frente da Fiorentina, que chegou aos 26 pontos ao conquistar o placar mais elástico deste domingo: 4 a 1 sobre o Torino fora de casa. Adrian Mutu, Alberto Gilardino (duas vezes) e Zdravko Kuzmanovic fizeram os gols florentinos, enquanto Alessandro Rosina descontou para os turineses, cobrando pênalti aos 28 minutos do segundo tempo. Com 12 pontos, o Torino permaneceu em 17º.
Confira os resultados da 15ª rodada do Campeonato Italiano:
Sábado, 6 de dezembro
Chievo 0 x 1 Roma
Lazio 0 x 3 Inter de Milão
Domingo, 7 de dezembro
Milan 1 x 0 Catania
Atalanta 3 x 0 Udinese
Cagliari 1 x 0 Palermo
Lecce 1 x 2 Juventus
Napoli 2 x 0 Siena
Reggina 2 x 2 Bologna
Torino 1 x 4 Fiorentina
Sampdoria x Genoa