Os portugueses estão um pouco mais próximos da segunda fase da Copa do Mundo de futsal. Nesta segunda-feira (06/10), dois dias após a derrota por 3 x 1 para a Itália na segunda rodada da competição, Portugal se reabilitou e garantiu uma expressiva vitória por 8 x 1 sobre a seleção dos EUA, em compromisso realizado no Ginásio do Maracanãzinho e válido pelo Grupo B.
A seleção européia fez uma partida bastante irregular frente aos comandados de Keith Tozer. Mesmo assim, apresentaram um segundo tempo superior ao dos norte-americanos e chegaram aos seis pontos em três partidas no Mundial. Os EUA, que sofreram sua quarta derrota em quatro jogos (perderam antes para Paraguai, Itália e Tailândia) já estavam eliminados.
Favoritos para o confronto, os portugueses deram a impressão de que poderiam golear com facilidade. Logo no primeiro minuto da partida, o pivô Leitão aproveitou o passe do ala Arnaldo e abriu o placar. O próprio Leitão ainda fez 2 x 0 aos dois minutos, acertando um bonito chute de longe após jogada ensaiada de escanteio, mandando a bola no canto direito do goleiro Vorberg.
Porém, Portugal diminuiu o ritmo no primeiro tempo, e só voltou a balançar as redes após o intervalo. Logo aos 30 segundos, após confusão na área, Gonçalo aproveitou a sobra de bola e bateu para marcar o terceiro gol lusitano. Depois, aos três minutos, Leitão ganhou de Sandre Naumoski na esquerda e tocou para a área, onde Arnaldo dividiu com Denison Cabral e tocou para fazer 4 x 0.
Mas o dia era mesmo de Leitão, responsável pelo quinto gol dos comandados do técnico Orlando Duarte na partida. Aos oito minutos, Ricardinho fez o passe pela esquerda, e o camisa 11 apenas teve o trabalho de escorar para o gol de Vorberg, marcando pela terceira vez no jogo.
Menos de um minuto depois, Jardel recebeu a bola no ataque, puxou para a esquerda para se livrar da marcação de Pat Morris, e bateu com força para o gol ; o goleiro norte-americano ainda alcançou a bola, mas ela acabou entrando e decretando o sexto gol de Portugal. De quebra, Bibi ainda recebeu passe de Israel na esquerda e tocou cruzado para fazer 7 x 0 aos nove minutos da segunda etapa.
Os EUA só foram marcar seu primeiro gol aos 16 minutos, após falha de Bibi que terminou com o chute cruzado de Naumoski ; que comemorou discretamente o feito, tamanha a diferença no placar. Mesmo assim, os lusos não se abateram, e, após rápida troca de passes, fizeram 8 x 1 com Cardinal menos de um minuto depois, dando números finais à goleada.
Agora, Portugal volta à quadra apenas na quarta-feira, quando enfrenta a Tailândia pela última rodada do Grupo B. A outra partida será entre Itália e Paraguai, que deve confirmar a primeira colocação dos italianos na chave.