Istambul (Turquia) - O Galatasaray garantiu a vaga na chave de grupos da Copa da Uefa. Nesta quinta-feira, o clube de Istambul triunfou em casa contra o suíço Bellinzona por 2 x 1 e, como havia vencido a primeira partida por 4 x 3, avançou para a segunda etapa do torneio europeu.
A classificação começou a ficar desenhada aos 24 minutos do primeiro tempo, com o atacante tcheco Milan Baros em cobrança de pênalti. O Bellimzona chegou ao empate aos oito minutos da etapa final com Sermeter, mas não conseguiu marcar os outros dois gols necessários para eliminar o clube turco e acabou sofrendo o segundo aos 45 minutos do segundo tempo, com Yildiz.
Enquanto o Galatasaray comemorava a classificação, outro clube da Turquia decepcionava. Embora tenha vencido em casa o jogo de ida por 1 x 0, o Besiktas acabou sendo goleado por 4 x 1 na Ucrânia pelo Metalist Kharkiv e ficou fora do torneio continental. A vitória do time anfitrião saiu grande parte dos pés do atacante brasileiro Jajá, autor de dois gols: o primeiro do jogo, aos 15 minutos do primeiro tempo; e o terceiro, aos 25 do segundo. Os defensores Marko Devic e Seweryn Gancarczyk marcaram um gol cada para definir o triunfo. Aos 45 do segundo tempo, o também brasileiro Márcio Nobre descontou.
Já na França, o Saint Etienne confirmou a classificação ao superar o israelense Hapoel Tel-Aviv por 2 a 1 com dois gols do atacante Gomis e, como havia levado a melhor na ida pelo mesmo placar, passou sem problemas para carimbar sua vaga. Já na Sérvia, o Partizan Belgrado segurou um empate por 0 x 0 com o romeno Poli Timisoara para avançar na Uefa ; na ida, os balcânicos venceram por 1 x 0. No duelo de dois clubes nórdicos, o norueguês Rosenborg venceu o dinamarquês Brondby por 3 x 2 e também passou de fase ; na ida, venceram por 2 x 1.
Outra surpresa foi a eliminação em casa do Levski Sofia. O clube da capital búlgara foi surpreendido pelo eslovaco Zilina por 1 x 0 e viu o confronto ser decidido com um placar agregado de 2 x 1 para os eslavos. Já o Feyenoord conseguiu provar seu favoritismo diante do sueco Kalmar e reverter a derrota por 1 x 0 sofrida na Holanda há duas semanas. O clube dos Países Baixos bateu os escandinavos por 2 x 1 fora de casa e passaram de fase graças ao número de gols marcados fora.
Dificuldades teve o polonês Lech Poznan, que só assegurou a vaga em casa na prorrogação diante do Austria Viena. Os anfitriões devolveram o 2 a 1 sofrido na ida após o gol Peszko aos 40 minutos do segundo tempo. No tempo extra, Lewandowski ampliou para os poloneses aos oito minutos do primeiro tempo, mas viu Hattenberger marcar para os austríacos e diminuir o placar para 3 a 2 ; placar que daria a classificação para os visitantes. A vaga veio apenas no último minuto, com Murawski.