Ausente da Liga dos Campeões da Europa, o Milan ao menos conseguiu se classificar para a fase de grupos da Copa da Uefa. Nesta quinta-feira, o time italiano entrou em campo com uma equipe mista para encarar o FC Zurich na Suíça e, com uma vitória por 1 x 0, avançou no torneio de segundo escalão no Velho Continente. Na ida, há duas semanas, os rossoneri triunfaram por 3 x 1.
O gol da partida saiu aos 25 minutos do segundo tempo, com uma jogada da dupla de atacantes que iniciou o confronto: Ronaldinho Gaúcho efetuou um lindo passe para o ucraniano Andriy Shevchenko, que marcou seu primeiro gol no retorno ao clube italiano.
Embora considerasse a partida perigosa para o Milan, o técnico Carlo Ancelotti poupou alguns de seus principais jogadores: os brasileiros Kaká e Alexandre Pato, que foram substituídos por Mathieu Flamini e Ronaldinho Gaúcho, respectivamente. Mas os italianos conseguiram ameaçar os anfitriões logo no primeiro minuto de jogo, com uma bela jogada de dois titulares.
Após ganhar terreno no campo de ataque, o atacante Shevchenko abriu o jogo dentro da área para Clarence Seedorf. O meia holandês devolveu bem para o ucraniano, que ainda teve liberdade para se aproximar da pequena área, mas acabou chutando em cima do goleiro Johnny Leoni.
Ancelotti foi forçado a mexer na equipe logo aos 30 minutos de jogo. O zagueiro georgiano Kakhaber Kaladze sentiu uma contusão e teve que ser substituído pelo veterano Paolo Maldini, que entrou para compor o miolo de zaga com Daniele Bonera. Apesar de algumas investidas desordenadas do Zurich, o Milan teve duas boas chances de ir para o intervalo com uma vitória parcial. Aos 44 minutos, Ronaldinho encontrou livre o lateral-esquerdo Luca Antonini, que colocou na área para Seedorf. O holandês, no entanto, desviou para fora.
Um minuto depois, o clube rossonero teve outra boa chance após jogada de Ronaldinho. O camisa 80 efetuou um belo passe para o meio da área para Shevchenko, mas o centroavante não conseguiu chegar a tempo para desviar a bola para o gol. No segundo tempo, Ancelotti preferiu não correr riscos e colocou o Milan mais à frente, sacando o volante Massimo Ambrosini e promovendo a entrada de Kaká aos 14 minutos.
Aos 25, com uma equipe mais ofensiva, os representantes da Velha Bota chegaram ao gol após Ronaldinho dar um lindo passe por cima da zaga e deixar Sheva sozinho na área. Desta vez, o ucraniano chutou por baixo de Leoni e comemorou seu primeiro gol na temporada.
O gol milanês acabou com as poucas chances do Zurich, que pouco assustou nos momentos seguintes da partida. O time visitante se fechou ainda mais após a saída de Seedorf para a entrada do volante marcador Gennaro Gattuso. Sem muitas emoções, a partida se encaminhou até o seu final com a vitória italiana por 1 x 0 sobre o Zurich.
Outros resultados
Em outras partidas já finalizadas na Copa da Uefa, o Everton deixou a Inglaterra e acabou surpreendido pelo Standart Liege por 2 x 1. Na ida, os dois clubes empataram por 2 x 2, e os belgas ficaram com a vaga. Outro visitante que se deu bem foi o holandês NEC Nijmegen, que segurou um 0 a 0 na Romênia com o Dínamo Bucareste e avançou graças à vitória por 1 x 0 na partida de ida. Já o Twente bateu o francês Rennes por 1 x 0 e se classificou para a fase de grupos por causa dos gols marcados fora de casa (na ida, perdeu por 2 x 1).
Também pelo critério de gols marcados fora, o Slavia Praga seguiu na Uefa após empatar por 1 x 1 fora de casa com o Vaslu, da Romênia. Na ida, na República Tcheca, o placar tinha sido de 0 x 0. O arqui-rival do Slavia, o Sparta Praga, acabou sendo eliminado em seu próprio estádio pelo Dynamo Zagreb. Os croatas, que empataram em casa sem gols na ida, surpreenderam e se classificaram graças a uma vitória por 3 x 2.