As reclamações do Brasil contra o tipo de quadra utilizado no confronto contra a Croácia, válido pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, deram resultados apenas pela metade. Em anúncio realizado nesta quinta-feira (02/10) pela Federação Internacional de Tênis (ITF), o país europeu foi penalizado com perda de pontos no ranking mundial, entretanto a entidade não alterou o resultado do duelo, mantendo o grupo brasileiro na zona americana.
O apelo brasileiro teve relação com a novidade no regulamento da Davis 2008, no qual foi introduzido uma regra que limita a velocidade das quadras, em uma clara tentativa da ITF de evitar os excessos dos países que definem as superfícies dos jogos. Durante o embate realizado na cidade de Zadar, o piso escolhido pelos croatas foi o de carpete, em um ginásio coberto, que não estaria de acordo com as condições predeterminadas.
Assim, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) esperava receber ganho de causa, o que faria o time nacional retornar ao Grupo Mundial. Contudo, a punição aplicada pela ITF não passou da perda de dois mil pontos para a Croácia no ranking da competição, que serve para definir os cabeças-de-chave. Um possível ressarcimento financeiro, que também era pleiteado pelos brasileiros, também acabou rejeitado pela entidade internacional.