Há duas semanas, Wanderley Luxemburgo irritou-se ao sentir que seu grupo estava mais preocupado com o Brasileiro e impôs uma meta para o elenco: buscar não só o título nacional, mas o da Sul-americana. O treinador acredita que tem em mãos jogadores suficientes para as duas conquistas. E, para manter o sonho, precisa vencer o Sport Áncash por qualquer placar nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no Palestra Itália.
Apesar de enfatizar a importância do torneio continental, o Palmeiras, que conseguiu a liderança do Brasileiro no domingo, não deve abdicar da estratégia que tem traçado desde a estréia e vai escalar um time misto. Apenas Marcos será o titular que começará jogando - Pierre e Léo Lima, que se alternaram no time principal nas últimas partidas, também começam jogando.
O destaque na escalação, contudo, é Roque Júnior, zagueiro de 33 anos que reestreará pelo Verdão feliz por retornar ao Parque Antártica após oito anos. ;Volta a jogar no Palestra Itália me deixa satisfeito e contente, vai ser uma noite boa;, prevê o defensor, que terá Gladstone ao seu lado no setor.
A primeira missão da dupla, que nunca atuou junta, é evitar um empate com gols ou vitória peruana, resultados que custariam a eliminação na Sul-americana, já que a ida, na grama sintética do Estádio Nacional em Lima, terminou em igualdade sem gols. E o otimismo predomina no Parque Antártica. Nem mesmo o rótulo de favorito é descartado na busca por uma vaga nas quartas-de-final.
;Sempre quis ganhar tudo e esse é o pensamento de todos, porque são dois títulos na carreira de todo mundo. E temos elenco para isso, tanto que jogou um time no Peru e outro contra o Náutico e nos mantivemos vivos tanto no Brasileiro quanto na Sul-americana. Temos que seguir com este objetivo e ganhar as duas competições;, prega Roque Júnior.
Se o resultado no primeiro jogo satisfez o Verdão, a ordem no Áncash é esquecer o primeiro confronto. Sétimo colocado no Torneio Clausura do Campeonato Peruano, a equipe tem priorizado a Sul-americana e não esconde que o plano era vencer em Lima para se dedicar à defesa em São Paulo ; agora, novo 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis.
O técnico Antonio Alzamendi, porém, garante que seus comandados trarão problemas aos donos da casa com uma postura mais ofensiva. ;Temos consciência de que será um jogo difícil, mas pensamos na vitória e na vaga nas quartas-de-final. Os torcedores terão uma surpresa e verão uma equipe com uma nova postura, diferente da do jogo de ida;, promete.
Para surpreender o Verdão, o treinador uruguaio aposta no entrosamento e escalará os mesmos jogadores do duelo em Lima. As únicas mudanças são a entrada de Dastés, provável substituto do zagueiro Regalado, expulso no primeiro duelo, e a saída de Carlos Flores. O meia, principal jogador do time, ficou no Peru por problemas contratuais e deve ceder sua vaga para Collantes.
FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS X SPORT ÁNCASH
Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 30 de setembro de 2008, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Martín Vázquez (Fifa-Uruguai)
Assistentes: Walter Rial e Mauricio Espinosa (ambos Fifa-Uruguai)
PALMEIRAS: Marcos; Jumar, Roque Júnior, Gladstone e Jefferson; Pierre, Léo Lima, Evandro e Maicosuel; Denílson e Thiago Cunha
Técnico: Wanderley Luxemburgo
SPORT ÁNCASH: Vegas; Dastés, Cartagena e Javier Martinez; Sotelo, Ruiz, Villanueva, Collantes e Oscar García; Carty e Calheira
Técnico: Antonio Alzamendi