O Real Madrid terá nesta terça-feira seu primeiro grande teste na temporada 2008/09. O time merengue deixa a capital espanhola e parte para a cidade russa de São Petersburgo, onde medirá forças às 13h30 (de Brasília) com o complicado Zenit no Estádio Petrovsky, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa dos Campeões da Europa.
Com três pontos e a primeira colocação do grupo H, o Real vai para o duelo embalado pela boa fase iniciada justamente há duas semanas. Desde 14 de setembro, foram cinco partidas e cinco vitórias, sendo uma delas na abertura da Champions League: um magro 2 x 0 em casa sobre o bielo-russo Bate Borisov. Ao longo dessa série invicta, os comandados do alemão Bernd Schuster ainda conseguiram um arrasador placar de 7 x 1 sobre o Sporting Gijón, pelo Campeonato Espanhol.
Mesmo com o excelente momento no Santiago Bernabéu, o clube madrileno é uníssono ao falar sobre o duelo com o Zenit, atual campeão russo, da Copa e da Supercopa da Uefa: todos os jogadores do Real pedem cautela com os adversários. E reconhecem que será mais do que complicado retornar da Rússia com três pontos.
;O Zenit é uma grande equipe, com jogadores de muita qualidade;, discursou o zagueiro luso-brasileiro Pepe. ;Vamos enfrentar um time com talento. Não será nada fácil ganhar, ainda mais na casa deles diante da torcida russa. Eles terão muita vontade de ganhar do Real Madrid;, alertou.
O também defensor Sergio Ramos, autor do primeiro gol na vitória por 2 a 0 sobre o Bate há duas semanas, corroborou com Pepe. ;O Zenit tem jogadores importantes como o (meia) Arshavin. São atletas rápidos, que têm capacidade para decidir uma partida e podem criar perigo;, acrescentou.
As palavras de Pepe e Ramos coincidem com o discurso do técnico do Zenit, o holandês Dick Advocaat. ;Não temos nada a perder e podemos surpreender o Real Madrid. Temos a obrigação de vencer as partidas que jogarmos em nosso estádio na Copa dos Campeões;, garantiu.
Para a partida, Schuster terá três desfalques entre os titulares do Real Madrid: o volante Fernando Gago e os meias Guti e Wesley Sneijder, todos lesionados. Em contrapartida, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro foi incluído na lista após se recuperar de uma contusão e brigará por uma vaga no miolo da defesa madrilena com Pepe, Sergio Ramos e Gabriel Heinze.
Juve pega Bate: Na outra partida do grupo H da Champions, o outro gigante da chave também atuará fora de seus domínios. A italiana Juventus, que na estréia suou para derrotar o Zenit por 1 x 0 em Turim, enfrenta às 15h45 (também de Brasília) o Bate Borisov, na cidade bielo-russa de Minsk.
A Velha Senhora não terá para o jogo seu principal nome: o goleiro Gianluigi Buffon, que foi cortado do jogo em decorrência de um problema muscular na coxa e deve ser substituído por Manninger. No ataque, outra baixa: o francês David Trezeguet, com um problema no joelho, dará lugar ao brasileiro Amauri.