O clássico de sábado (27/09) entre Espanyol e Barcelona continua repercutindo. Dois dias após ser derrotado pelo rival por 2 x 1 no Estádio Olímpico de Montjuic, o Espanyol afirmou que pretende entrar com um protesto oficial contrário aos atos de violência que ocorreram nas arquibancadas durante a partida.
No entanto, a torcida organizada do Barça que protagonizou o vandalismo entre os demais torcedores não será alvo das reclamações do clube. Sem citar nomes, o Espanyol explicou que irá denunciar alguns jogadores adversdários por terem supostamente incitado o comportamento violento da torcida 'Boixos Nois'.
;Iremos informar à comissão nacional antiviolência sobre o comportamento de alguns jogadores do Barça;, afirmou Xavi Andreu, segundo a agência de notícias AFP, acusando os rivais de atitudes anti-desportivas. ;Nós iremos analisar as imagens de vídeo;, completou Andreu.
Durante o segundo tempo da partida, a organizada do Barcelona começou a arremessar objetos no gramado, além de ter colocado fogo em parte das arquibancadas do Montjuic. O árbitro da partida, Luis Medina Cantalejo, foi obrigado a paralisar o jogo por oito minutos.
Após a partida, cinco torcedores barcelonistas foram presos. Mesmo assim, o Barcelona deixou o campo com a vitória ; graças a um polêmico pênalti convertido por Lionel Messi nos minutos finais ; e chegou aos dez pontos, subindo para a quinta colocação na tabela.