Sem participar de Olimpíadas desde 1984, em Los Angeles, o pólo aquático brasileiro inicia uma nova fase em sua história com o objetivo de classificar o País para a edição de Londres-2012 dos Jogos. Assim, decidida a organizar a modalidade, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) conseguiu novos parceiros para a realização de um forte campeonato nacional.
A entidade formou parceria com o The Bank of New York Mellon e, juntos, com o auxílio dos Correios (patrocinador oficial dos esportes aquáticos no Brasil), organizarão a primeira edição da Liga Nacional de pólo aquático, a ser realizada entre 18 de outubro e 21 de dezembro. O evento reunirá oito clubes, sendo cinco do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense, Guanabara e Tijuca Tênis) e três de São Paulo (Paineiras do Morumby, Paulistano e Pinheiros).
A organização de um novo campeonato nacional não é a primeira atitude tomada para incentivar o pólo aquático no Brasil. Em julho deste ano, o Pan-americano júnior da modalidade foi sediado no País. Além disso, foi manifestado o interesse de ser a sede do Pré-mundial de 2009.
De acordo com o regulamento da competição, nas primeiras rodadas haverá disputas somente entre clubes da mesma cidade. Depois, acontecerá a fase interestadual, a ser realizada em São Paulo. A partir das quartas-de-final, no Rio de Janeiro, começarão as partidas eliminatórias. As semifinais serão disputadas em 13 e 14 de dezembro, também na capital fluminense, assim como a final, em 20 a 21 do mesmo mês.