Berlim (Alemanha) - O doping voltou a atormentar o mundo do atletismo nesta sexta-feira. Por uso de cocaína, o saltador alemão Kofi Amoah recebeu uma suspensão de dois anos da Federação Alemã de Atletismo (DLV).
Amoah, que tem como melhor resultado em provas de salto em distância a quinta colocação garantida nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, foi flagrado em exame antidoping realizado em 5 de julho, durante o campeonato alemão da modalidade em Nuremberg.
No processo realizado, o atleta alemão atrasou o andamento das investigações por alegar não ter recebido as correspondências enviadas pela DVL. Desse modo, ele pôde provar que só teria sido noticiado de sua suspensão no dia 31 de agosto, conseguindo participar do meeting de Elstal.
No entanto, o resultado de Amoah na prova foi cancelado, sendo que ele terá de restituir o prêmio em dinheiro recebido. Coincidência ou não, o saltador aproveitou para anunciar a sua aposentadoria, aos 36 anos de idade, justamente após deixar a competição em Elstal.