Donos da liderança do Campeonato Italiano desde domingo, Inter e Juventus tinham tudo para se manter na ponta na rodada desta quarta-feira. Ambos, contudo, encontraram dificuldades em casa contra Lecce e Catania, respectivamente. Os milaneses, no entanto, conseguiram aos 34 minutos do segundo tempo uma vitória por 1 x 0 que garantiu o primeiro lugar isolado.
Diante de uma equipe visivelmente preocupada apenas em deixar o Estádio Giuseppe Meazza com um empate, a atual tricampeã, que tinha Júlio César, Mancini e Adriano como titulares, não conseguia achar espaços na defesa visitante. Desesperado, o técnico José Mourinho lançou seus comandados à frente, inclusive com a entrada de Maicon.
O bloqueio do Lecce só foi furado quando o argentino Júlio Cruz tabelou com Ibrahimovic e assegurou a vitória com um belo chute da entrada da área. No momento do gol, o time da casa estava extremamente ofensivo e os minutos finais foram marcados pelo toque de bola no meio-campo para evitar uma surpresa em um contra-ataque.
O certeiro arremate de Cruz deixou a Inter com dez pontos em quatro rodadas, dois acima da Juventus, que tropeçou em Turim contra o Catania e caiu para o quinto lugar com um empate em 1 x 1. O jogo começou bem para a Vecchia Signora graças a um gol do brasileiro Amauri, aos 16 do primeiro tempo. Mas Plasmati aos 23 da etapa final.
Com o mau resultado do alvinegro de Carlos Ranieri, quem se deu bem foi a Lazio. A goleada por 4 x 1 sofrida diante do Milan no domingo pôde ser recuperada. A equipe romana consolidou-se do pelotão de frente e assumiu a vice-liderança ao aplicar 3 x 0 na Fiorentina, atingindo nove pontos.
Duelando no Estádio Olímpico, o clube da capital teve dificuldades para impor seu jogo no primeiro tempo, mas finalmente encontrou o gol depois do intervalo. E foram três gols relâmpagos. Aos seis, Mauri abriu o placar. Quatro minutos depois, Pandev ampliou e Siviglia selou o triunfo aos 14.
A rodada também foi interessante para o Milan. Novamente com Ronaldinho Gaúcho no banco, os rubro-negros conseguiram vencer a Reggina fora de casa por 2 x 1 e chegaram à segunda vitória consecutiva na competição. Graças à dupla Kaká e Pato. O técnico Carlo Ancelotti começou o duelo com Schevchenko no banco, apostando no talento dos brasileiros e nas finalizações de Boriello. A estratégia deu certo. Aos 24 minutos do primeiro tempo, os rossoneri fizeram 1 x 0 em cabeçada do centroavante italiano.
A vantagem, no entanto, fez com que os milaneses recuassem e dessem espaço para o Reggina usar a força de sua torcida para se recuperar dentro da partida. E conseguiu aos 14 minutos, com Corradi aproveitando indecisão da defesa com o goleiro Abbiatti. O duelo estava complicado e o Milan começava a apelar para as faltas quando Kaká recebeu lançamento na linha de fundo, aos 28, e cruzou para Pato assegurar os três pontos que deixam o time com seis, em nono lugar.
Quem tem muito a lamentar nesta quarta-feira é a Roma. Os grenás, que têm apenas uma vitória na temporada, caíram para a 14; posição ao perderem por 3 a 1 para o Genoa, do ex-goleiro corintiano Rubinho. Em má jornada, o clube da capital falhou muito na defesa e sofreu gols aos quatro minutos, com Sculli, e Milito fez os outros dois no segundo tempo. Os romanos chegaram a empatar no primeiro tempo, com De Rossi, que foi expulso na segunda etapa.
Veja abaixo outros resultados da quarta rodada do Italiano:
Atalanta 1 x 0 Cagliari
Bologna 0 x 3 Udinese
Chievo 1 x 1 Torino
Napoli 2 x 1 Palermo
Siena 0 x 0 Sampdoria