Após marcar um gol e dar passe para outro na vitória do Fenerbahce sobre o Gençlerbirligi por 3 x 0 na quarta rodada do Campeonato Turco no último domingo, o meia Alex afirmou, em entrevista ao site da Fifa, que ainda espera por uma convocação para a seleção brasileira.
;Acho que ainda jogo bem o suficiente para fazer parte do grupo da seleção e se eu for convocado, ficarei encantado. Há tantas opções quando se convoca a seleção brasileira e, isso algumas vezes conta a seu favor, em outras, não. Você tem que respeitar estas decisões, pois elas envolvem jogadores de tremenda qualidade;, apontou Alex, que disputou sua última partida pelo Brasil em 12 de outubro de 2005, contra a Venezuela.
Apesar de nunca ter sido convocado por Dunga, Alex garante que tem talento para voltar a defender a seleção brasileira, pela qual disputou 49 partidas, marcando 12 gols. O meia ainda conquistou a Copa América em duas ocasiões: 1999 e 2004. ;Não preciso provar nada. E este é um assunto que está bem resolvido na minha cabeça;, apontou. Questionado sobre a possibilidade de tornar-se treinador após encerrar a carreira nos gramados, Alex garantiu que nunca pensou no assunto e elogiou dois treinadores com quem trabalhou: Wanderley Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari.
;Trabalhei quatro anos com cada um deles (Luxemburgo e Scolari) e os dois são vencedores. Eu me identifico mais com o estilo de Luxemburgo. Acho que Wanderlei tem a visão de jogo mais próxima à que é vista normalmente no Brasil. Já Scolari tem um jeito mais europeu de observar o futebol;. Por fim, Alex revelou o desejo de encerrar a carreira no clube que o revelou: o Coritiba.
;Tudo depende de minha situação no final do contrato. Dependendo do que acontecer, começarei a pensar em como e quando voltarei ao Brasil. Sem dúvidas, ainda penso em encerrar minha carreira no Coritiba;, garantiu o meia, que deixou o Coxa em 1997 rumo ao Palmeiras.