A grande seqüência de jogos fez Dinara Safina mudar seu calendário, e com isso a tenista está fora do Torneio de Pequim. A russa, que no domingo assegurou em Tóquio o quarto título da temporada, alegou uma lesão nas costas para não viajar até a capital da China, onde disputaria a partir desta segunda-feira o Tier II que distribui US$ 600 mil em prêmios (R$ 1,1 milhão).
Dona de grande arrancada nos últimos meses, Safina ocupava até conquistar o Tier I de Berlim, em maio, a 17ª posição no ranking feminino. Oito torneios depois, ela já passou ao terceiro posto, mas para isso precisou encaixar uma cansativa série de 47 partidas disputadas em apenas quatro meses (conheceu apenas cinco derrotas nesse período).
As conseqüências da maratona acabaram sendo vistas nesta segunda-feira, data em que a irmã de Marat Safin resolveu rever o seu calendário e desistir de ir a Pequim, argumentando que a final disputada neste domingo em Tóquio (aplicou 6/1 e 6/3 sobre a compatriota Svetlana Kuznetsova) ;piorou bastante a sua lesão; nas costas.
Embora não conte mais com a tenista que acaba de assumir a condição de número três do mundo pela primeira vez na carreira, o torneio chinês ainda tem bons nomes na chave, com destaque para as presenças das sérvias Jelena Jankovic e Ana Ivanovic.