Em uma rodada de estréia da Copa da Uefa na qual as equipes tradicionais se deram bem fora de casa, o Galatasaray, campeão da competição em 2000, suou, mas conseguiu uma vitória por 4 x 3 sobre o Bellinzona na Suíça graças a Lincoln, que selou o placar aos 50 minutos do segundo tempo.
Para triunfarem na estréia, os turcos tiveram que se superar. Aos 32 minutos, Lustrinelli abriu o marcador para os donos da casa. Seis minutos depois, o australiano Kewell empatou, mas os mandantes voltaram a ficar à frente aos dois do segundo tempo, com Sermeter.
Em nova desvantagem, quem começou a se destacar foi Milan Baros. O tcheco igualou o marcador aos sete minutos da etapa final e virou para o Galatasaray aos 35. O time suíço, contudo, foi atrás e arrancou o terceiro gol aos 44, mas o brasileiro Lincoln garantiu a festa turca nos descontos.
Com o resultado, só um desastre no jogo de volta, em 2 de outubro, tira o Galatasaray da Uefa ; o Bellinzona precisa vencer por um gol de diferença com placar a partir de 5 x 4 ou por dois gols de vantagem; se bater os turcos por 4 x 3, leva a decisão para os pênaltis.
Nem todos na Turquia começaram bem a competição européia. Diante do Kayserispor, o Paris Saint-Germain fez valer seu favoritismo e venceu, mesmo com sufoco, por 2 x 1. Apesar de estar vencendo desde o início, os franceses cederam o empate, mas asseguraram o triunfo aos 45 minutos do segundo tempo.
Com cinco minutos de jogo, o placar foi aberto pelo sérvio Kezman, principal contratação do time que conta com o lateral-direito brasileiro Ceará. Aos 42 da etapa final, Toledo empatou para os donos da casa, mas Luyindula se tornou o herói parisiense com o gol que garantiu o ótimo resultado na reta final do duelo.
Para seguir na Uefa, o PSG pode até perder por 1 x 0. Já que o tento fora de casa serve como critério de desempate, a desclassificação só atinge os franceses com derrota na volta, em 2 de outubro, por um gol de diferença sofrendo ao menos três (3 x 2, 4 x 3, 5 x 4...) ou vantagem superior a dois gols. Triunfo turco por 2 x 1 deixa a decisão nos pênaltis.
Veja abaixo outros resultados desta quinta-feira:
Slavia Praga-TCH 0 x 0 Vaslui-ROM
Austria Viena-AUT 2 x 1 Lech Poznan-POL
Besiktas-TUR 1 x 0 Kharkiv-UCR
Zilina-ESV 1 x 1 Levski Sofia-BUL
Nijmegen-HOL 1 x 0 Dinamo Bucareste-ROM
Poli Timisoara-ROM 1 x 2 Partizan Belgrado-SER
Young Boys-SUI 2 x 2 Brügge-BEL