O ex-jogador da seleção da Inglaterra John Barnes foi anunciado nesta quarta-feira (17/09) como novo técnico da Jamaica. Ele substitui o brasileiro Renê Simões, demitido após a fraca campanha da seleção na terceira fase das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2010.
Barnes, de 44 anos, nasceu em Kingston, capital jamaicana, e construiu sua carreira de jogador na Inglaterra, onde atuou por Watford, Liverpool, Newcastle e Charlton. Ele defendeu a seleção do país entre 1983 e 1995, participando das Copas do Mundo de 1986 e 1990.
Como treinador, Barnes tem no currículo apenas uma passagem pelo Celtic, da Escócia, entre 1999 e 2000. Oito anos depois da experiência, volta ao seu país natal com a missão de recuperar a Jamaica na luta por uma vaga no Mundial da África do Sul.
Sob o comando de Renê Simões, a seleção caribenha obteve apenas um ponto nas três primeiras rodadas do grupo 2 das Eliminatórias depois de empatar com o Canadá e perder para Honduras e México. Assim, ocupa a lanterna da chave com apenas um ponto.
Para manter as chances de classificação (os dois primeiros de cada grupo avançam ao hexagonal final), a Jamaica terá que vencer o México, no dia 11 de outubro; Honduras, quatro dias depois; e o Canadá, no dia 19 de novembro. O time joga as três partidas em casa.