Real Madrid e Barcelona estrearam no Campeonato Espanhol com derrotas na temporada 2008/2009. Por isso, a missão de ambos para a segunda rodada da competição é vencer, evitando um mau começo na competição e rebatendo as eventuais críticas e pressões de suas apaixonadas torcidas.
Para o Barça, o objetivo parece ser um pouco menos tranqüilo. O time joga em casa no sábado contra o Racing Santander, que empatou por 1 x 1 com o embalado Sevilla na primeira rodada. Batido pelo recém-promovido Numancia no final de semana por 1 x 0, o gigante catalão sabe que precisa somar pontos logo para esquecer o terceiro lugar de 2007/2008.
"Há pressão porque este é um grande clube. Estamos tristes, mas queremos fazer bem as coisas e temos muita responsabilidade. Temos consciência de que vamos somar pontos e estar por cima", disse o lateral Sylvinho, que nega falhas da defesa no tropeço inaugural. "Se ganhamos, ganhamos todos. Se perdemos, perdemos todos", filosofa.
Enquanto isso, o Real Madrid joga no Santiago Bernabéu exatamente contra o Numancia. O time, que foi superado por 2 x 1 pelo La Coruña na abertura, se prepara para evitar a surpresa que acometeu aos rivais, mas as dúvidas na escalação não facilitam a missão do técnico Bernd Schuster. Sneijder se recupera de contusão, enquanto Guti sofre com dores na perna. O espanhol treinou normalmente nos últimos dias e pode aparecer, bem como o atacante Raul.
Quem quer se aproveitar da inconsistência de Real Madrid e Barcelona é o Sevilla. Bicampeão da Copa da Uefa em 2006 e 2007, o time quer conquistar o título nacional que não fatura desde 1946. Por isso, depois de empatar fora de casa com o Racing, o time quer agora vencer o tradicional Sporting Gijón, que retornou à elite, em jogo no sábado no estádio Ramón Sanchez Pizjuan.
"(A primeira rodada) foi uma onde os favoritos Real Madrid e Barcelona acabaram tropeçando. Sabemos que será um campeonato complicado, com jogos difíceis. Surpresas vão acontecer e a gente espera que seja assim, bem disputado, independente do favoritismo de Real e Barcelona", afirmou o volante brasileiro Renato, ex-Santos.
O sábado ainda terá o confronto entre Valladolid e Atlético de Madri ; os primeiros foram derrotados pelo Espanyol de Barcelona por 1 x 0, enquanto os colchoneros estrearam goleando o Málaga por 4 x 0. No domingo, o time catalão visita o Recrativo Huelva, de olho na liderança do Espanhol.
Ainda no domingo, o Málaga recebe o Athletic Bilbao, enquanto o Real Bétis vai a Getafe enfrentar o time de casa. No mesmo dia, Almería e Valencia se enfrentam em duelo que pode ter dois goleiros brasileiros em campo: Diego Alves, ex-Atlético-MG, pelos donos da casa, e Renan, ex-Internacional, pelos valencianos. Os dois foram companheiros na seleção brasileira que foi às Olimpíadas.
O Valencia também estreou vencendo ; no caso, por 3 x 0, em jogo contra o Mallorca. Renan estreou na partida e deixou Timo Hildebrand no banco, o que deve se repetir. ;Nosso treinador decidiu não me relacionar para a partida contra o Mallorca por questões exclusivamente técnicas. É claro que não fiquei contente. Fiquei decepcionado. Falamos disso, ele me explicou seu ponto de vista e eu tenho que aceitá-lo;, disse o alemão, frustrado.
Ainda no domingo, o Mallorca hospeda o Osasuna, enquanto o Villarreal recebe o La Coruña. Atual vice-campeão, o Submarino Amarelo estreou empatando com o próprio Osasuna, enquanto o Deportivo venceu o Real Madrid no Riazor.
Confira os jogos da segunda rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado
Valladolid x Atlético de Madrid
Barcelona x Racing Santander
Sevilla x Sporting Gijón
Domingo
Getafe x Betis
Recreativo x Espanyol
Málaga x Athletic Bilbao
Almería x Valencia
Villarreal x Deportivo La Coruna
Mallorca x Osasuna
Real Madrid x Numancia