Pequim (China) - Quatro ouros, um bronze e agora a segunda prata. Este é o saldo como qual o brasileiro Daniel Dias sairá da primeira semana de competições nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Nesta sexta-feira, o nadador aumentou o seu número de conquistas ao garantir o segundo lugar dos 100m peito da classe SB4.
Mesmo não disputando uma das provas em que é especialista ; apresenta melhores resultados nos nados crawl e costas ;, Dias conseguiu um resultado expressivo ao cravar 1min40s39, tendo tranqüilidade para superar a marca de 1min42s04 do medalhista de bronze, o colombiano Moises Fuentes.
No entanto, a grande recuperação do brasileiro, que iniciou a disputa fora do grupo dos três mais rápidos, esteve longe de ser o suficiente para bater o espanhol Ricardo Ten, que ao anotar 1min36s61 quebrou o recorde mundial dos 100m peito da SB4.
Principal estrela da delegação brasileira na competição chinesa até aqui, Dias já faturou no Cubo D;Água os 200m medley, os 50m costas e os 100m e 200m livre, sempre com direito a recorde mundial, e agora descansa por todo o fim de semana para voltar à piscina na próxima segunda-feira, quando tentará ganhar mais medalhas nos 50m livre e pelo revezamento 4 x 50 medley.
;Estou muito feliz com o resultado, que é o melhor tempo da minha vida;, declarou Dias ao Sportv, já visando às próximas provas das quais ainda participará. ;Agora vou descansar esses dois dias e só ficar torcendo pela rapaziada. Na segunda eu volto para competir;.
O outro nadador brasileiro presente na disputa dos 100m peito não teve o mesmo resultado que Dias. Trata-se de Ivanildo Vasconcelos, que se mostrou bastante decepcionado ao marcar 1min47s86, tempo suficiente para colocá-lo na sexta posição. ;Este foi o ano que mais treinei na minha vida e ano que consegui maior apoio, então foi muito ruim, mas tem vezes que as coisas não dão certo;.