Buenos Aires (Argentina) - Os mais de 50 mil torcedores que foram neste sábado ao Estádio Monumental de Nuñez esperando por uma vitória da seleção da Argentina sobre a do Paraguai pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 tiveram que se contentar com um suado empate por 1 a 1 entre as duas seleções.
Mesmo assim, o resultado foi dos males o menor para os comandados do técnico Alfio Basile, que mesmo com um jogador a menos em campo se mantiveram próximos dos rivais na busca pela liderança da tabela.
Diante de um time alviceleste irreconhecível, que abusava dos erros de marcação e da pouca eficiência de ataque, o Paraguai contou ainda com um gol contra para sair na frente do placar. Em um lance de desatenção, o zagueiro argentino Gabriel Heinze se atrapalhou todo aos 12 minutos do segundo tempo e acabou mandando contra as próprias redes.
Para piorar ainda mais a situação dos comandados de Alfio Basile, a Argentina perdeu um de seus principais jogadores pouco tempo depois. Por causa de uma entrada violenta em Enrique Vera antes da metade do primeiro tempo, o atacante Carlitos Tevez foi expulso de campo pelo árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon e deixou a equipe atual bicampeã olímpica com um a menos em campo durante boa parte da partida.
Ainda assim, a Argentina contou com o talento de sua equipe para conseguir o empate com caráter heróico. O meia Lionel Messi puxou contra-ataque pela direita e deu um passe primoroso para o atacante Sergio Agüero, que dentro da área apenas tirou do goleiro Justo Villar para empatar aos 15 minutos do segundo tempo.
O resultado não foi tão ruim para os argentinos, que chegaram aos 12 pontos nas Eliminatórias e se mantiveram com dois a menos do que o Paraguai, líder com 14 e inalcançável até o final desta sétima rodada. Os albicelestes, no entanto, podem acabar perdendo a segunda colocação e caindo até para o quarto lugar, caso a Colômbia (terceira com dez pontos) vença em casa o Uruguai neste sábado e o Chile (quarto, também com dez) vença o Brasil em Santiago, no domingo.
As duas seleções voltam a campo no meio de semana para a disputa da oitava rodada do torneio classificatório para a Copa de 2010. Os paraguaios recebem a Venezuela em Assunção na terça-feira, enquanto a Argentina viaja para Lima, onde enfrenta na quarta-feira a equipe do Peru.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 x 1 PARAGUAI
Local: Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 6 de setembro de 2008, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Brasil)
Assistentes: Altemir Haussmann e Roberto Braatz (ambos do Brasil)
Cartões amarelos: Javir Mascherano (Argentina); Julio Cáceres, Enrique Vera, Edgar Barreto, Jonathan Santana, (Paraguai)
Cartão vermelho: Carlos Tevez (Argentina)
Gols: PARAGUAI ; Gabriel Heinze (contra), aos 12 minutos do primeiro tempo
ARGENTINA ; Sergio Aüuero, aos 15 minutos do segundo tempo
ARGENTINA: Roberto Abbondanzieri (Juan Pablo Carrizo); Javier Zanetti, Martín Demichelis, Fabrício Coloccini e Gabriel Heinze (Daniel Días); Javier Mascherano, Esteban Cambiasso, Juan Román Riquelme Riquelme e Angel di Maria (Sergio Agüero); Lionel Messi e Carlos Tevez
Técnico: Alfio Basile
PARAGUAI: Justo Villar; Paulo da Silva, Darío Verón, Julio Cáceres e Claudio Morel Rodríguez (Aureliano Torres); Enrique Vera, Edgar Barreto, Jonathan Santana e Cristian Riveros; Nelson Haedo Valdez e Oscar Cardozo (Dante López)
Técnico: Gerardo Martino