Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Europeus iniciam luta por vaga no Mundial

;

Começam para valer neste sábado, com 24 jogos, as Eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2010. Divididas em oito grupos de seis equipes cada e um de cinco equipes, as 53 seleções participantes duelam por 13 vagas no Mundial da África do Sul. O torneio começou há duas semanas, em jogo isolado no qual o Casaquistão bateu Andorra por 3 a 0 pelo Grupo 6, mas as principais forças da região estréiam apenas neste sábado. Dentre elas, apenas a França deve encontrar alguma dificuldade nesta primeira rodada.

Pressionados pelo vexame na Eurocopa, em junho, onde foram eliminados precocemente logo na primeira fase, com um empate e duas derrotas, Les Bleus estréiam contra a Áustria, fora de casa. Bastante contestado, mas mantido no cargo após a Euro, o técnico Raymond Domenech recorre ao passado para minimizar a pressão sobre sua equipe.

;Em 2004, o contexto era basicamente o mesmo. Não acho que havia menos pressão quatro anos antes do que há hoje. Não identifico nenhuma diferença;, rebate o treinador. ;O principal é conseguir bons resultados com a equipe. Quanto ao restante, é sempre a mesma história. As vitórias são o mais importante. O resto é acessório;, dispara.

Entre os demais campeões do mundo no continente, a expectativa é de estréias tranqüilas no qualificatório. Atual campeã do mundo, a Itália, que também teve campanha decepcionante na Euro, mas diferentemente dos franceses decidiu trocar de técnico (Marcelo Lippi, tetracampeão em 2006, substituiu Roberto Donadoni), estréia ante o Chipre, fora de casa.

Já a tricampeã Alemanha, vice-campeã da Eurocopa em junho, encara Liechtenstein, fora de casa, sem os meias Frings e Ballack, lesionados. A Inglaterra, que conquistou a Copa em 1966, também estréia longe de seus domínios diante de um adversário frágil. No jogo que marca a estréia de Fabio Capello em partidas oficiais, o time visita Andorra.

Espanha e Portugal também estréiam no qualificatório com novidades no banco de reservas. Sob o comando de Carlos Queiroz, substituto de Felipão no cargo, os nossos patrícios duelam com Malta, fora de casa, sem Cristiano Ronaldo, machucado. Já a Fúria, embalada pelo título da Euro, recebe a Bósnia na estréia oficial de Vicente del Bosque, que assumiu o comando no lugar de Luis Aragonés. O artilheiro Fernando Torres, contundido, é desfalque.

Confira os duelos deste sábado pelas Eliminatórias da Europa:

Grupo 1:

Malta x Portugal
Albânia x Suécia
Hungria x Dinamarca

Grupo 2:

Luxemburgo x Grécia
Moldávia x Letônia
Israel x Suíça

Grupo 3:

Eslováquia x Irlanda do Norte
Polônia x Eslovênia

Grupo 4:

País de Gales x Azerbaijão
Liechtenstein x Alemanha

Grupo 5:

Bélgica x Estônia
Armênia x Turquia
Espanha x Bósnia

Grupo 6:

Andorra x Inglaterra
Croácia x Casaquistão
Ucrânia x Bielo-Rússia

Grupo 7:

Sérvia x Ilhas Faroe
Áustria x França
Romênia x Lituânia

Grupo 8:

Montenegro x Bulgária
Geórgia x Irlanda
Chipre x Itália

Grupo 9:

Macedônia x Escócia
Noruega x Islândia