Um desconhecido para os principais jogadores do circuito profissional de tênis, Thiago Alves já sabe que a edição 2008 do Aberto dos Estados Unidos será especial para ele. Em partida ainda não programada pela organização do torneio, o brasileiro entrará pela primeira vez na quadra central de Flushing Meadows para enfrentar nada mais nada menos que Roger Federer, suíço que admite conhecer apenas a ;cara; do tenista de São José do Rio Preto.
Para avançar à segunda rodada do último Grand Slam do ano e conseguir apenas a sua segunda vitória em torneios desse nível, Alves precisou superar uma verdadeira maratona contra o chileno Paul Capdeville, em embate definido com parciais de 4/6, 1/6, 6/1, 7/6 (7-2) e 6/4.
Desse modo, o número 136 do mundo se credenciou para enfrentar Federer, que passou com 6/3, 6/0 e 6/3 sobre o argentino Máximo González, um adversário que o próprio suíço admitiu ser um desconhecido. ;Acho que foi um bom início. Eu nunca tinha visto meu oponente antes e isso foi algo delicado. Mas acho que realmente servi bem e me movi de forma positiva;.
Visando ao seu próximo desafio, o agora número dois do mundo reconhece que a situação não mudará muito, visto que sabe muito pouco sobre o brasileiro que é o único empecilho para o favorito completar 40 vitórias no evento de Nova York (tem quatro títulos conquistados e apenas quatro derrotas conhecidas).
;Eu o conheço um pouco mais, quero dizer, já vi sua cara e o vi disputando alguns pontos, então isso é tudo o que realmente sei;, afirmou, garantindo que preferia enfrentar Capdeville, por já tê-lo batido no ano passado ; por 6/1, 6/4 e 6/4 exatamente na segunda fase do US Open. ;Ouvi dizer que o jogo deles foi muito duro, mas ele (Alves) terá dois dias para se recuperar e estará bem. Provavelmente atuará de forma similar com o adversário de hoje (González), sendo um jogador de fundo da quadra;.