Após brilhar no Pré-olímpico Mundial de basquete e garantir a Alemanha nas Olimpíadas de Pequim, Dirk Nowitzki não teve o rendimento esperado e falhou na tentativa de levar seu país à fase final da competição. Para compensar, o alemão admite atuar em Londres-2012, mesmo sabendo que terá avançados 34 anos na oportunidade.
Nowitzki chegou à China com o status de ser um dos maiores ícones do esporte germânico, tendo inclusive sido o porta-bandeira na cerimônia de abertura do evento. Contudo, o retrospecto de apenas uma vitória em cinco jogos da Alemanha deixou a desejar, ainda mais porque o ala-pivô do Dallas Mavericks só passou da casa dos 20 pontos por duas vezes (contra China e Angola os adversários mais fracos do grupo).
Falando sobre o futuro em entrevista ao diário Bild, o atleta da NBA afirmou que pretender tirar um período de férias de sua seleção nacional, mas deixou fortes indícios de que deve voltar até as próximas Olimpíadas.
;No próximo verão, quero descansar dois meses, mas uma pausa não significa que não voltarei a atuar pela Alemanha;, afirmou Nowiztki, antes de comentar as chances de estar em Londres daqui a quatro anos. ;Com toda a certeza, ainda conversaremos bastante sobre isso, mas tenho que avaliar minha condição física até lá;.