Um dia depois de o líder do ranking de entradas da ATP sofrer para passar pela estréia na chave masculina do Aberto dos Estados Unidos, a número um do mundo entre as mulheres também teve problemas para chegar à segunda rodada. Assim como o espanhol Rafael Nadal, a sérvia Ana Ivanovic suou para passar pela russa Vera Dushevina e seguir caminho em Nova York.
Retornando às quadras depois de sofrer uma inflamação no polegar direito, que a tirou dos Jogos Olímpicos de Pequim, Ivanovic só conseguiu eliminar a russa 57ª da lista por 2 sets a 1, com as parciais de 6/1, 4/6 e 6/4. A sérvia demorou nada menos do que 2h02 para passar por seu primeiro desafio em Flushing Meadows.
O confronto entre as duas eslavas vem se tornando comum no US Open. As duas tenistas já se enfrentaram outras duas vezes no último Grand Slam da temporada, e Ivanovic levou a melhor nas duas: na estréia de 2006, por 2 sets a 1 (6/3, 5/7 e 6/4), e na terceira rodada de 2007, por 2 a 0 (6/1 e 6/3).
No geral, esta foi a quinta vitória de Ivanovic sobre a sérvia. Antes dos confrontos em Flushing Meadows, as duas tenistas tinham se encontrado em Wimbledon-2005 e Los Angeles-2006, com mais dois triunfos da sérvia. Dushevina só conseguiu bater a rival no qualifying do Torneio de Dubai-2005, por 6/4 e 6/3, no primeiro encontro entre as duas.
Ivanovic, que chegou apenas às oitavas-de-final do Aberto dos EUA do ano passado, aguarda sua próxima rival na chave do torneio. A sérvia enfrentará a vencedora da partida entre a australiana Casey Dellacqua com a francesa Julie Coin, ainda nesta terça.